Convintro Duo se consolida como nova ferramenta contra plantas daninhas resistentes no Brasil

Publicado em 11/12/2025 07:48 e atualizado em 11/12/2025 10:03
O avanço da resistência de plantas daninhas segue como um dos maiores desafios da agricultura brasileira, especialmente na cultura da soja.

Após o anúncio do lançamento do Convintro® Duo para 2026, a Bayer iniciou a fase de geração de demanda em campo e reforça por que o herbicida chega como uma das soluções mais inovadoras para o manejo pré-emergente. Para entender os diferenciais do produto e os resultados observados na safra de pré-lançamento, o Notícias Agrícolas conversou com Frederico Mendes Pereira, líder de Herbicidas da Bayer no Brasil.

Resistência crescente preocupa especialistas

De acordo com dados do SIMON, programa de monitoramento de resistência da Bayer, que há mais de dez anos acompanha as principais regiões agrícolas do Brasil, a resistência tem avançado de forma acelerada em espécies-chave. Entre elas, buva, capim-amargoso, caruru e capim-pé-de-galinha.

Hoje, o caruru já ocupa cerca de 6,5 milhões de hectares resistentes ao glifosato. Para 2030, a projeção é de 11,7 milhões de hectares, praticamente dobrando o problema. No caso do capim-pé-de-galinha, a área resistente passa dos 12 milhões de hectares, e deve alcançar 22,7 milhões nos próximos anos.

Segundo Frederico, os dados reforçam a necessidade de ampliar o uso de diferentes mecanismos de ação quando pensamos no controle químico. “Precisamos continuar sensibilizando os produtores sobre a importância do manejo com diferentes ferramentas. A resistência traz prejuízos significativos, competindo com as culturas e reduzindo o potencial produtivo da cultura”, explica.

Foto 1

Molécula inédita e sinergia entre ativos

O Convintro®  Duo chega ao mercado com um diferencial técnico que ainda não existia no país: a presença do Diflofenicam, molécula inédita no mercado brasileiro e pertencente ao grupo dos inibidores da Fitoeno Desaturase (PDS). Esse mecanismo de ação, classificado como grupo 12 pelo HRAC, não tinha outro representante aprovado no Brasil até agora.

O produto combina o Diflufenicam com o Metribuzin, herbicida do grupo dos inibidores do fotossistema II, que também tinha baixa exposição no segmento de pré-emergência da soja. A combinação entre os dois ativos é apontada pela Bayer como muito sinérgica e com amplo espectro de controle. 

Foto 3

Ação complementar no solo amplia eficácia

As duas moléculas apresentam comportamentos distintos no solo, o que cria um efeito complementar na faixa de atuação. O Metribuzin possui alta solubilidade, possibilitando que desça mais no perfil do solo. Já o Diflufenicam, de baixa solubilidade, permanece nos primeiros centímetros.

“Essas características perfazem um maior perfil do solo. O produtor aplica e tem um controle eficiente nas camadas superficiais e também um pouco mais profundas”, detalha Frederico.

A recomendação da Bayer é que o Convintro®  Duo seja aplicado em condições favoráveis ao desenvolvimento da cultura e das plantas daninhas, tanto no sistema aplique e plante quanto no plante e aplique. As doses variam conforme a textura do solo:

  • solos leves (menos de 20% de argila): 500 ml/ha
     
  • solos de textura média (21% a 50% de argila): 600 ml/ha
     
  • solos argilosos (acima de 50%): 750 ml/ha

    Resultados de campo indicam alta eficácia

A safra 2025/26 serve como pré-lançamento do herbicida, com oferta limitada e direcionada aos principais agricultores do país. A estratégia busca gerar experiência prática antes da expansão comercial.

Os primeiros resultados mostram alta eficácia no controle de gramíneas e folhas largas, incluindo capim-pé-de-galinha, caruru, amargoso, buva, picão, picão-preto e corda-de-viola. As áreas tratadas têm apresentado períodos de solo limpo que variam entre 30 e 35 dias, podendo se estender dependendo das condições.

O controle mais efetivo também reduziu a matocompetição inicial e protegeu o potencial produtivo da lavoura. Em comparações com áreas sem manejo, o Convintro Duo proporcionou ganhos superiores a 20 sacas por hectare. Frente aos principais concorrentes do segmento de pré-emergência, os resultados mostram produtividades de duas a cinco sacas por hectare acima.

Foto 2

Bayer reforça compromisso com inovação

Ao avaliar o cenário atual, Frederico destaca que a responsabilidade da empresa não termina com o lançamento do novo herbicida. A Bayer segue investindo para garantir que as lavouras permaneçam limpas e produtivas, considerando que o problema da resistência deve continuar evoluindo.

“A Bayer é a empresa que mais investe em pesquisa e desenvolvimento. Inovação é sinônimo da nossa marca”, afirma.

Somente no segmento de herbicidas, estão previstos para 2026 os lançamentos de Xtendimax 2, Mateno Pré, Mateno Pós Roundup Transorb Top e Alion Pro, além da chegada do próprio Convintro® Duo.

Saiba mais sobre o produto: https://www.agro.bayer.com.br/d/herbicida-bcs-convintro-duo-br

Instagram: https://www.instagram.com/agrobayerbrasil/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário