Belagrícola divulga comunicado oficial sobre estrutura societária e situação econômica após informações da Pengdu Agriculture
![]()
O grupo Belagrícola emitiu nesta quinta-feira (18) um comunicado à imprensa trazendo alguns esclarecimentos depois da publicação da reportagem sobre a fraude corporativa da empresa chinesa Pengdu Agriculture, controlada pela Shanghai Pengxin Group.
O objetivo do documento é trazer pontos, principalmente, sobre sua estrutura societária e situação econômico-financeira. E o grupo reforça ainda que, mesmo detendo 53,99% do capital da companhia, " a gestão da Belagrícola é totalmente independente".
Abaixo, confira o comunicado na íntegra:
COMUNICADO À IMPRENSA
A Belagrícola vem a público esclarecer informações recentemente divulgadas sobre sua estrutura societária e situação econômico-financeira:
• Participação acionária: A Pengdu Agriculture detém 53,99% do capital da companhia. No entanto, a gestão da Belagrícola é totalmente independente, conduzida por órgãos autônomos de administração e diretoria executiva profissional, sempre pautada por rigorosa governança corporativa.
• Autonomia financeira: A operação da Belagrícola não depende de suporte financeiro de seus controladores. É sustentada por capital de giro próprio, linhas de crédito contratadas diretamente no mercado e geração operacional de caixa.
• Estrutura societária no Brasil: O controle societário direto da Belagrícola é exercido pela empresa brasileira DKBA Participações Ltda., integrante da estrutura internacional do grupo. Ressalta-se que não há relação de garantias ou coobrigação financeira da Pengdu Agriculture em relação às dívidas e operações da Belagrícola, nem coobrigações da Belagrícola para com a Pengdu.
• Emissão de CRAs: Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) vinculados à Belagrícola não contam com garantias da Pengdu Agriculture, nem exigem aval ou fiança de seus controladores. Estão lastreados exclusivamente em recebíveis originados nas operações da própria companhia.
• Transparência e segurança: As operações de CRAs foram estruturadas em conformidade com a regulação vigente, com lastros auditáveis e mecanismos de monitoramento que asseguram elevado nível de transparência e segurança, em linha com as melhores práticas do mercado de capitais.
• Contexto setorial: A atual situação econômico-financeira da Belagrícola, que motivou a apresentação de um Plano de Recuperação Extrajudicial, decorre de um ciclo excepcionalmente adverso para o agronegócio brasileiro, marcado por quebras de safra, eventos climáticos extremos, juros elevados, aumento da inadimplência e retração de crédito e aumento expressivo da inadimplência em toda a cadeia.
• Confiança do mercado: Já no protocolo do seu Plano de Recuperação, mais de 35% dos principais fornecedores de insumos e parceiros financeiros manifestaram apoio ao Plano, demonstrando confiança na companhia. Com 40 anos de atuação no setor, a Belagrícola reafirma seu compromisso de conduzir esse processo com responsabilidade, governança e transparência, assegurando a sustentabilidade do negócio nos próximos ciclos.
0 comentário
STF mantém regras de isenção fiscal para defensivos agrícolas
Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor