Programa de fidelidade da Agro Amazônia registra consumo seis vezes maior entre produtores participantes
O Classe AA, programa de fidelidade da Agro Amazônia, segue ganhando força e já mostra influência no desempenho comercial das indústrias parceiras que decidiram integrar o programa. Desde o lançamento, os produtores cadastrados foram responsáveis por R$ 897 milhões em compras de marcas participantes, volume que reforça a relevância desse grupo dentro da distribuidora. Hoje, esses mesmos clientes respondem por 57% do faturamento total da Agro Amazônia.
O desempenho também se destaca quando analisado apenas o recorte das safras. No ciclo 24/25, o faturamento das marcas participantes cresceu 29% em relação à safra anterior. Esse avanço veio exclusivamente dos produtores fidelizados, que ampliaram em 50% o consumo dessas marcas. Entre os não participantes, o nível de compra permaneceu estável, reforçando o peso estratégico da fidelização.
Com os clientes mais engajados e relevantes já dentro do programa, continuar parceiro do Classe AA é uma vantagem competitiva clara.
“Para a ADAMA, fazer parte do Classe AA reforça nosso compromisso com o produtor. O programa gera valor para toda a cadeia e fortalece ainda mais a parceria entre a ADAMA e a Agro Amazônia.”, afirma Lichardson Malacrida, Gerente de Regional de Vendas da Adama.
Os dados reforçam esse comportamento. O consumo médio de quem participa do Classe AA é 6 vezes maior do que o de quem não participa. Além disso, os fidelizados ampliam constantemente a presença das marcas parceiras na própria cesta: somente na safra 24/25, houve um aumento médio de 19% na escolha desses produtos. A recorrência de compras também segue essa tendência, o cliente participante compra, em média, 3 vezes mais do que os não participantes.
Um dos gatilhos dessa recorrência é o uso dos vouchers de desconto a partir do acúmulo de pontos. Quando volta para a loja para utilizar o benefício, o produtor tende adquirir outros itens, ampliando naturalmente o volume de compra.
“O produtor vê vantagens nas escolhas que faz, vê retorno para seu bolso e sente que a loja está ao lado dele. Com esse ciclo de benefícios, conseguimos nos aproximar do cliente e gerar valor para todos os lados da cadeia, baseados nos serviços e soluções oferecidas.”, afirma Marcelo Cassiolato, vice-presidente de Marketing da Agro Amazônia.
O processo é simples: o produtor acumula pontos automaticamente ao comprar produtos participantes em qualquer loja Agro Amazônia, sem burocracia ou necessidade de registrar notas fiscais. Depois, utiliza seus pontos para obter descontos e reinvestir na própria produção. Em apenas 18 meses, o Classe AA alcançou mais de 9 mil usuários ativos.
“Quando o cliente sabe que aquela marca gera pontos e que ele poderá usar esse benefício depois, ele presta mais atenção e tende a escolher mais vezes os produtos participantes. Além disso, oferecer pontuação é uma forma de convencê-lo a testar marcas que antes não comprava”, afirma Divino Carmo, gerente comercial da filial de Redenção da Agro Amazônia.
0 comentário
Programa de fidelidade da Agro Amazônia registra consumo seis vezes maior entre produtores participantes
Syngenta Seeds anuncia novo Diretor Comercial para a marca Golden Harvest
Mosaic alerta para queda na demanda de fertilizantes na América do Norte no quarto trimestre
BOM DIA AGRONEGÓCIO
Trump recebe medalha do Nobel de María Corina Machado, líder da oposição venezuelana
Acordo Mercosul-UE pode ampliar competitividade do tabaco brasileiro frente ao africano