Regiões Sul e Sudeste têm alertas de perigo para acumulado de chuva e tempestade
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma sequência de alertas de perigo (nível laranja) para áreas das regiões Sul e Sudeste do país entre esta quarta-feira (18) e a sexta-feira (20). Os avisos indicam risco de chuvas intensas e tempestades com potencial para transtornos como alagamentos, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia.
O primeiro alerta de chuvas intensas é válido das 10h desta quarta-feira (18) até as 10h de quinta-feira (19). A previsão aponta chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos fortes entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O aviso atinge regiões como São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana de São Paulo e Litoral Sul Paulista, além de áreas de Minas Gerais — como Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Zona da Mata e Sul/Sudoeste de Minas —, da Metropolitana do Rio de Janeiro e da Metropolitana de Curitiba.
Também entre 9h30 desta quarta-feira (18) e 10h de quinta-feira (19), há alerta laranja de tempestade para o Oeste Catarinense, Noroeste e Sudoeste Rio-grandense, além de áreas do Paraná, como o Sudoeste, Oeste e Centro-Sul Paranaense. Nessas localidades, a previsão inclui chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de até 100 km/h e queda de granizo, com risco de estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Para o mesmo período, o Inmet publicou ainda um alerta de perigo potencial (amarelo) para tempestades em áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e eventual queda de granizo, com baixo risco de danos mais severos.
Na sequência, entre as 10h de quinta-feira (19) e as 10h de sexta-feira (20), novos avisos de perigo (laranja) entram em vigor. Um deles reforça o risco de tempestades no Oeste Catarinense, em diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Paraná, além de áreas de Mato Grosso do Sul, incluindo o Sudoeste e o Centro Norte do estado. A previsão mantém volumes de até 100 mm/dia, ventos intensos e possibilidade de granizo.
Outro alerta laranja de chuvas intensas, válido no mesmo intervalo, abrange regiões paulistas como Campinas, Bauru, Araraquara, Marília, Vale do Paraíba Paulista e Metropolitana de São Paulo, além de áreas de Minas Gerais — como Zona da Mata, Campo das Vertentes e Oeste de Minas — e do estado do Rio de Janeiro, incluindo Metropolitana, Baixadas, Centro e Norte Fluminense. Nesses locais, o risco envolve acumulados expressivos, rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, alagamentos e descargas elétricas.
0 comentário
Temporais e acumulados elevados marcam a quinta no Sul e Sudeste 19/02/2026
Regiões Sul e Sudeste têm alertas de perigo para acumulado de chuva e tempestade
Áreas agrícolas da Argentina têm previsão de chuvas
Semana será marcada por chuvas generalizadas pelo país
Temporais aumentam no Sudeste e chuva volumosa preocupa nesta quarta 18/02/2026
Calor e tempo seco pressionam lavouras no Centro-Oeste e Sudeste, enquanto chuvas ganham força no Norte