EXCLUSIVO: Brasil aumenta suas exportações de arroz e deve se tornar auto-suficiente no grão em poucos anos
Brasil está se consolidando com exportador de arroz. Em julho, o país bateu recorde histórico de 154 mil toneladas, um aumento de 100% em relação ao mês anterior. De acordo com Silvia Helena de Miranda, professora e pesquisadora da Esalq, a tendência é que o país seja auto-suficiente em poucos anos. “Exportar arroz de qualidade é uma novidade para o mercado nacional”. Ela explica que ter uma alternativa de escoamento na produção é sempre positivo para o produtor e torna o setor mais competitivo.
“O arroz sempre foi um produto de consumo doméstico, nós sempre tivemos que importar em torno de 10% do consumo. O fato de o Brasil entrar no mercado internacional como exportador irá gerar maior poder de negociação no mercado doméstico”. Silvia explica que o país ainda importa arroz, mas que em 2005 já estivemos bem próximos de alcançar a auto-suficiência. Outro dado importante, segundo a pesquisadora, é que as exportações que mais crescem são de arroz de alta qualidade.
1 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
José Miguel Duarte Raphaelli Tapes - RS
ESTA EXPORTAÇÃO É A SALVAÇÃO DA LAVOURA PARA O PRODUTOR DE ARROZ, MAS NOSSA SITUAÇÃO NA COMERCIALIZAÇÃO É CATASTRÓFICA, IMAGINEM QUANDO FORMOS AUTOSUFICIENTES NESTE GRÃO, ESTAREMOS FADADOS À FALÊNCIA. SOMOS PUNIDOS POR AUMENTAR A PRODUÇÃO DE UM PRODUTO QUE ENTRE SEM CONTROLE ATRAVÉS DO NOSSO "MERCOSUL". SERIA MOTIVO DE FESTA, MAS INFELIZMENTE A SITUAÇÃO É MUITO ASSUSTADORA. ONDE ESTÁ O DIREITO AO LUCRO? SERÁ QUE ISTO É CRIME?