EXCLUSIVO: Brasil aumenta suas exportações de arroz e deve se tornar auto-suficiente no grão em poucos anos

Publicado em 31/08/2009 14:15 e atualizado em 31/08/2009 16:00
A exportação de arroz brasileiro atingiu recorde histórico de 154 mil toneladas em julho, o que representa um aumento de 100% em relação ao mês anterior. A tendência para os próximos anos é que o país atinja a auto-suficiência.

Brasil está se consolidando com exportador de arroz. Em julho, o país bateu recorde histórico de 154 mil toneladas, um aumento de 100% em relação ao mês anterior. De acordo com Silvia Helena de Miranda, professora e pesquisadora da Esalq, a tendência é que o país seja auto-suficiente em poucos anos. “Exportar arroz de qualidade é uma novidade para o mercado nacional”. Ela explica que ter uma alternativa de escoamento na produção é sempre positivo para o produtor e torna o setor mais competitivo.

“O arroz sempre foi um produto de consumo doméstico, nós sempre tivemos que importar em torno de 10% do consumo. O fato de o Brasil entrar no mercado internacional como exportador irá gerar maior poder de negociação no mercado doméstico”. Silvia explica que o país ainda importa arroz, mas que em 2005 já estivemos bem próximos de alcançar a auto-suficiência. Outro dado importante, segundo a pesquisadora, é que as exportações que mais crescem são de arroz de alta qualidade.                  


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Miguel Duarte Raphaelli Tapes - RS

    ESTA EXPORTAÇÃO É A SALVAÇÃO DA LAVOURA PARA O PRODUTOR DE ARROZ, MAS NOSSA SITUAÇÃO NA COMERCIALIZAÇÃO É CATASTRÓFICA, IMAGINEM QUANDO FORMOS AUTOSUFICIENTES NESTE GRÃO, ESTAREMOS FADADOS À FALÊNCIA. SOMOS PUNIDOS POR AUMENTAR A PRODUÇÃO DE UM PRODUTO QUE ENTRE SEM CONTROLE ATRAVÉS DO NOSSO "MERCOSUL". SERIA MOTIVO DE FESTA, MAS INFELIZMENTE A SITUAÇÃO É MUITO ASSUSTADORA. ONDE ESTÁ O DIREITO AO LUCRO? SERÁ QUE ISTO É CRIME?

    0