Previsão de novos leilões anima produtores de milho da região Oeste
Além da comercialização do milho, a Câmara Setorial se reuniu para traçar uma agenda estratégica com o objetivo de buscar soluções para resolver os problemas de logística para a exportação do milho, normas de classificação e aumentar a produtividade do cereal.
Segundo o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt, o Ministério da Agricultura vai efetuar um leilão de Pepro, e, após 15 dias, alternadamente, um leilão de PEP. “A continuidade dependerá do comportamento do mercado, com garantia de no mínimo mais 250 mil toneladas de milho”, explica. Pitt salienta ainda que, por sugestão da Aiba, será estudada a possibilidade de aumentar o prêmio de PEP quando o produto for comercializado para exportação, visando a equalizar as despesas alfandegárias.
De acordo com o representante da Aiba na Câmara Setorial, Celestino Zanella, foi traçado um cenário da atual situação do milho na Bahia e se constatou uma estagnação de pelo menos oito anos na área plantada. “Isso se deve à oscilação dos preços que ocorre de forma muito rápida, tirando do produtor a segurança para efetuar o plantio. A previsão dos novos leilões certamente vai movimentar a comercialização do milho para os produtores baianos”, disse Zanella.
Também participaram da reunião o conselheiro técnico da Aiba, Antônio Grespan, os produtores Luiz Carlos Bergamaschi, Clovis Ceolin, Marcelo Kappes, e o representante do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, Marcelino Kuhnen.
0 comentário
Milho recua na B3 nesta 6ªfeira, mas ainda acumula valorizações ao longo da semana
Mercado do milho brasileiro atento ao clima e ao câmbio nessa reta final de 2025
Milho anda de lado em Chicago nesta sexta-feira já entrando em ritmo de final de ano
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México