Maior evento de Zootecnia do país reúne três mil pessoas em Salvador

Publicado em 28/07/2010 13:06

“Empreendedorismo e Progresso Científicos na Zootecnia Brasileira de Vanguarda”. Esse é o tema da 47ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, iniciada ontem (27), no hotel Bahia Othon Palace em Salvador. A abertura do evento, que segue até sexta (30) e reúne mais de três mil inscritos na capital baiana, contou com a presença do ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, do secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles e do presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Ronaldo Oliveira, além de outras autoridades.

Durante a 47ª edição da reunião os conferencistas terão acesso à apresentação de 2,5 mil trabalhos científicos e ao 1º Fórum de Coordenadores de Pós Graduação, que ocorre simultaneamente ao evento, sediado pela terceira vez em Salvador. Também é possível obter informações do evento pela internet através do site www.reuniaosbz.com.br/  que já recebeu mais de 58 mil acessos de 63 países, interessados nas discussões ligadas à reprodução, ao desenvolvimento genético e à nutrição dos animais.

“O futuro da Zootecnia é promissor porque há uma necessidade da garantia de alimentos e de criar um novo sistema de produção de energia limpa”, enfatizou o ministro da Pesca e Aqüicultura Altemir Gregolin. “Nesse sentido, o setor tem um papel estratégico que, aliado às condições ambientais e climáticas invejáveis do Brasil, só pode obter sucesso em qualquer atividade do agronegócio”, assinalou o ministro durante a abertura do maior encontro técnico de Zootecnia do país.

Para o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a matriz produtiva da agropecuária baiana é bastante diversificada, favorecendo as atividades relacionadas à Zootecnia. “Temos potencial, temos mercado e temos políticas públicas estruturantes que dão segurança e perspectivas de crescimento ao setor”, enfatizou Salles.

Durante a abertura oficial do evento, o presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia e coordenador do curso de Zootecnia da UFBA, Ronaldo Lopes Oliveira, destacou outros temas que serão discutidos na 47ª Reunião Anual SBZ como Tecnologia de Rações, Gestão em Produção Animal e Agronegócio, Reprodução Animal, Animais de Companhia, dentre outros. “A ciência e a tecnologia precisam entrar definitivamente nas discussões sobre a cadeia animal, unindo as ações de pesquisa, defesa e extensão agropecuária no universo da Zootecnia”, ressaltou Oliveira, lembrando realização deste evento em Salvador reflete o bom momento da produtividade animal no estado, além do crescimento da produção científica.

Ainda na abertura da Reunião Anual, a SBZ homenageou diversos profissionais pela atuação no setor e pelo estímulo à produção de conhecimento ao longo dos anos. O Prêmio Sociedade Brasileira de Zootecnia foi dedicado ao Doutor Domício do Nascimento Júnior. Homenagem especial da SBZ foi dada aos professores José Brandão Fonseca e Gilberto Gonçalves Leite. Já o Prêmio Otávio Domingues foi entregue a Caroline de Lima pela melhor dissertação de Mestrado e a Ricardo Kazama pela melhor tese de Doutorado, com Menção Honrosa para Leandro Batista Costa.

O Prêmio Geraldo Gonçalves Carneiro, criado para destacar o melhor artigo científico publicado, foi dado a Maria Esperança Cortez, com Menção Honrosa para Edênio Detman. Já o Prêmio Ismael Leal Barreto foi dedicado a Vítor Guarda pelo melhor resumo científico, apresentado na edição 2009 da Reunião Anual da SBZ.


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agripress

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário