Cana-de-Açúcar: Começa a colheita em Alagoas
A fumaça que sai da chaminé anuncia: já tem usina moendo cana-de-açúcar em Alagoas. Pelo sexto ano consecutivo, esta usina começa a moagem da cana mais cedo. Por essas máquinas, devem passar mais de dois milhões de toneladas de cana. A qualidade da terra e a chuva na hora certa contribuíram para esse resultado.
Só para o açúcar, foram destinados 82% dessa produção, e para o álcool, 18%. “Isso deve-se a alguns fatores. Primeiro, não faltou chuva nos momentos que a gente precisa. Segundo, uma boa adubação nos canaviais. E o terceiro, uma boa escolha dos tipos de cana-de-açúcar a moer”, diz Meroveu Passarinho, superintendente industrial da usina.
Por enquanto, a maioria das usinas de Alagoas ainda não começou a moer. A cana-de-açúcar está quase no ponto de corte e os trabalhos devem começar em setembro. Já no município de União dos Palmares, o problema maior é superar as dificuldades causadas pelas enchentes que atingiram o estado há dois meses. Aqui, a colheita vai começar ainda mais tarde, em novembro.
É que a correnteza arrastou os tanques de etanol, que armazenavam o produto. Agora, é preciso esperar a reconstrução para começar a moagem da safra deste ano. “Todos estão empenhados num verdadeiro mutirão em aprontar a usina para, no mais breve tempo possível, colocá-la em moagem”, afirma José Paulo Cavalcanti Neto, diretor executivo da usina.
Os três mil trabalhadores não foram dispensados e estão sendo aproveitados em outras funções. Seu Aloísio é cortador de cana, mas, no momento, trabalha na manutenção dos transportes. “Um dinheirinho aí no fim do mês para ir à feira é importante, né”, diz.
Pelo último levantamento da Conab, o Brasil deve colher 664 milhões de toneladas de cana, 10% a mais que na safra passada.
0 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro