Autossuficiência em combustíveis virá em 2014, diz Petrobras

Publicado em 15/09/2010 08:55
Apesar do recorde de crescimento de 12% do consumo de combustíveis no primeiro semestre deste ano, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que o Brasil atingirá, em 2014, a autossuficiência na produção de derivados de petróleo em 2014, quando duas novas refinarias entrarão em operação.

As novas unidades vão reforçar especialmente a produção de diesel, principal gargalo do parque de refino do país. Atualmente, o Brasil é autossuficiente na produção de petróleo, mas tem de importar alguns derivados em razão da inadequação das refinarias ao atual perfil de consumo brasileiro.

O país produz cerca de 2 milhões de barris/dia de petróleo e consume o mesmo volume de derivados. Mas tem que importar diesel, gás de cozinha e querosene de aviação, ao passo que exporta excedentes de gasolina e óleo combustível.

Em média, a Petrobras compra atualmente 120 mil barris/dia de combustíveis no exterior. Já as vendas externas de derivados somam cerca de 90 mil barris/dia.

Com a entrada da refinaria Abreu e Lima (PE) e do Comperj (RJ) em 2014, diz Costa, o país alcançará a autossuficiência e poderá até exportar algum excedente.

Tal previsão considera um crescimento projetado de 3,4% ao ano do PIB. A estimativa, reconheceu Costa, é "conversadora" --o que, em tese, poderia postergar a autossuficiência de derivados para depois de 2014. "Eu pessoalmente acho que o país e o consumo de combustíveis poderá crescer mais."

Se a economia avançar acima do previsto, diz, há a possibilidade de antecipação de novos projetos de refino, como a segunda fase da refinaria do Comperj, prevista para 2018.

Costa disse ainda que o consumo "se mantém bastante aquecido" no segundo semestre, com destaque para a gasolina (que cresce na esteira do aumento do álcool), diesel e querosene de aviação.

O diretor não quis, porém, dizer se o consumo recorde dos seis primeiros meses do ano se manterá no segundo semestre.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário