Lula diz que mecanização da cultura da cana-de-açúcar é "irreversível"
Lula diz que mecanização da cultura da cana-de-açúcar é "irreversível"
O presidente Lula disse hoje em Barra Bonita (267 km de São Paulo) que a mecanização da cultura da cana de açúcar é "irreversível" e que os cortadores devem ser capacitados para atuarem em outras áreas que não o corte.
"Outro dia, numa feira agrícola, vi uma máquina que era capaz de realizar o trabalho de cem cortadores. Sei que isso deixa vocês apreensivos, mas o trabalho de corte é desumano", disse o presidente, para uma plateia formada em sua maioria por cortadores de cana.
"Temos que assumir a responsabilidade de ensinar vocês a aprenderem uma profissão para ganhar mais do que ganham no corte de cana", disse Lula, que também afirmou que a capacitação dos trabalhadores que devem perder seus empregos por causa mecanização da cultura deve ser feita pelo governo e pelos empresários do setor.
As declarações foram feitas hoje de manhã, durante o evento de inauguração de uma unidade termoelétrica de biomassa do Grupo Cosan, que utiliza o bagaço da cana-de-açúcar para gerar energia. O mesmo evento também marcou a inauguração de outras sete usinas termoelétricas de biomassa da Cosan e de outras empresas.
As usinas receberam recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), num total de R$ 853,61 milhões. Durante a inauguração da unidade, empresários do setor sucro energético pediram ao presidente Lula para que use sua influência para pressionar os EUA a abandonarem sua política tarifaria contra o álcool brasileiro.
Em seu discurso, Lula reiterou as vantagens do álcool brasileiro sobre o americano, feito a partir do milho. "Eles [os americanos] vão ter que utilizar o nosso álcool. Milho a gente dá para a galinha para comer ela depois. O problema de usar milho como combustível é que ele encarece o preço da ração animal e o álcool americano custa três vezes o preço do nosso álcool ", disse.
Logo no início do discurso, Lula fez piada com o produto utilizado na usina. "Aqui não produz uma caninha, não? Uma reserva especial?", disse o presidente.
O presidente também disse que o Brasil deve investir mais na geração de energia produzida a partir da queima do bagaço de cana. Atualmente, pouco mais de 5% da energia produzida no Brasil é produzida em usina de cana-de-açúcar, de acordo dados divulgados pelo setor.
1 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro
Telmo Heinen Formosa - GO
Quem escreveu contra o etanol de milho é um ignorante, um idiota. Depois, "Esse homem [Lula] é de uma penosa fragilidade intelectual. Continua sendo um sindicalista preso à superstição da luta de classes. Não entende nenhum assunto complexo, carece de capacidade de fixar atenção, tem lacunas culturais terríveis e por isso aceita a análise dos marxistas radicais que lhe explicam a realidade como um combate entre bons e maus." (Repassada pelo escritor Carlos Alberto Montaner)