Arrefece onda de pedidos de recuperação de agricultores

Publicado em 11/10/2010 08:24
Alternativa que ganhou relevância entre 2007 e 2009 no país, o requerimento de recuperações judiciais por produtores rurais pessoas físicas com problemas financeiros perdeu força e começa a sair do cardápio de quem precisa renegociar dívidas e ordenar as contas.

Em parte, o arrefecimento pode ser explicado por uma flagrante melhora conjuntural no setor, que atravessa 2010 com demanda aquecida e preços em geral atraentes nos mercados internacional e doméstico, sem tendência de quedas drásticas.

Mas, em boa medida, o número de pedidos também caiu em razão do entendimento da Justiça, manifestado sobretudo em decisões já proferidas por tribunais estaduais, de que, para estar apto a tal pedido, o produtor rural tem de ter seus fatores de produção organizados e estar inscrito no Registro Público de Empresas Mercantis.

Mesmo que esse entendimento não seja consensual e ainda motive discussões, a advogada Eliana Figueiredo Camilo, do escritório Luchesi, explica que as decisões a esse respeito seguem o artigo 971 do Código Civil, que admite a equiparação do produtor rural ao empresário desde que ele tenha tal inscrição. Apenas um pedido aceito sem a condição, entre dezenas de requerimentos apresentados, ganhou destaque até agora.

Para Celso Umberto Luchesi, sócio-fundador da banca que leva seu sobrenome, o respeito a esse entendimento é importante para garantir a "segurança jurídica" no campo. O especialista defende há tempos essa posição nas causas em que seu escritório está envolvido e em artigos publicados na imprensa, inclusive no Valor.

O momento do mercado também colabora para a redução dos pedidos judiciais. Os preços das principais commodities produzidas pelo Brasil estão atraentes nos mercados internacional e doméstico e as perspectivas para a próxima safra de grãos, por exemplo, são positivas para a rentabilidade dos agricultores, com exceções, por enquanto, pontuais.

Na sexta-feira, a consultoria Uni.Business Estratégia divulgou seus índices de confiança do produtor em geral (ICPRural) e do sojicultor em particular (ICPSoja). Nos dois casos, a confiança aumentou. O primeiro alcançou 102,2 pontos em setembro, 17% mais que em agosto, e o segundo atingiu 95,7 pontos, um aumento de 32% em igual comparação. A Uni.Business faz sua pesquisa com base em um cadastro de 6,5 mil agricultores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário