Presidenciáveis são contra a anistia aos desmatadores

Publicado em 13/10/2010 14:14

Os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) são contra a anistia aos desmatadores, a favor da reserva legal e pretendem debater a revisão do Código Florestal com a sociedade e a comunidade científica.Eles assumiram essas posições em resposta aperguntas formuladas pelo movimento SOS Florestas,integrado por 12 entidades, conforme documentoprotocolado em setembro no Tribunal SuperiorEleitoral (TSE).
Essas posições dos presidenciáveis contrariamos interesses da Bancada Ruralista no CongressoNacional. Em junho passado, eles conseguiramaprovar por 13 votos a 5, em comissão especial daCâmara, o texto do relator da matéria, o também reeleito Aldo Rebelo (PC do B-SP), com a anistia aos desmatadores e fim da reserva legal em 90% dos imóveis rurais e propriedades, entre outros pontos polêmicos. Agoraeles batalham para aprovar o projeto no plenárioaté o final do ano.

O protocolo na Justiça Eleitoral objetiva comprometer os candidatos. Na avaliação do movimento, os candidatos podem ser punidos pela lei eleitoral se não cumprirem suas propostas. Com isso, as entidades entendemque essas declarações não podem serinterpretadas como "balela", conforme expôs naedição do DCI de sexta-feira o presidente da Bancada Ruralista, o deputado reeleito Moreira Mendes (PPS-RO).
No documento protocolado pela Rede SOS Florestas,os quatro principais candidatos à Presidência - inclusive Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (PSol) - abordaram os itens mais conflituosos da lei. A íntegra está no site www.sosflorestas.com.br.De acordo com asrespostas, Dilma e Serra, que ainda permanecem nadisputa, concordaram em não anistiar osdesmatadores, mas querem incentivar que a recuperação das áreas seja feita com apoio de crédito e tecnologia pelos órgãos do governo, como bancos e agênciasde fomento.
Na semana passada, o PV incluiu o veto ao projetodo Código Florestal na sua plataforma mínima de governo, apresentada aos dois candidatos do segundo turno, conforme havia antecipado o DCI. Na votação da proposta de Rebelo, o PT e o PSDB ficaram divididos e liberaram asua bancada para votar como quisesse. O PV e o PSOLvotaram contra.
Os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra PSDB) são contra a anistia aos desmatadores, a favor da reserva legal e pretendem debater a revisão do Código Florestal com a sociedade e a comunidade científica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abnor Gondim

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário