Alta internacional do açúcar favorecerá balança comercial, diz Mapa
Ele explica que a alta internacional foi motivada pelos efeitos da quebra de safra ocorrida na Índia. “Essa situação nos ajudará a ter uma balança comercial mais favorável. Só que o preço no mercado interno certamente subirá”, disse o diretor à Agência Brasil, sem estimar de quanto será esse aumento.
Segundo ele, em 2009 o preço médio da saca de 50 quilos de açúcar estava em R$ 47. “Esse preço vinha se mantendo até os últimos meses. Só que, com o cenário internacional favorecendo a alta do produto, já estamos registrando, neste ano, uma média de R$ 57 para a saca”.
Caldas garante não haver risco de haver desabastecimento de açúcar no mercado interno. Mas acredita que a demanda mundial afetará o preço para o consumidor brasileiro. "Como o açúcar é utilizado para a fabricação de diversos produtos, como doces, sorvetes e refrigerantes, é possível que a alta se estenda a outros produtos. Mas não ao etanol."
“A margem para mudar a destinação da cana para a produção de açúcar ou de etanol é pequena. Atualmente, 55% são destinados à produção de açúcar, e 45% à de etanol. Essa previsão foi decidida no início da safra, pelo programa de financiamento de estoques. Tudo está devidamente certificado e, além dos mais de 2 bilhões de litros estocados, há também os já contratados”, acrescenta Caldas.
Após a quebra de sua safra de açúcar, a Índia se tornou a maior compradora do açúcar produzido no Brasil. De um total de 33 milhões de toneladas produzidas em 2009, 24 milhões foram exportadas. Desse volume, 19% – ou 4,6 milhões de toneladas – foram para a Índia. Em segundo lugar está a Rússia, que importou 2,7 milhões de toneladas.
Este ano, até outubro, o Brasil produziu 27 milhões de toneladas do produto. Dezenove milhões tiveram como destino o mercado externo.
0 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro