Frango brasileiro pode “encostar” no chinês já em 2011

Publicado em 10/11/2010 07:59
Acreditava-se que demoraria um pouco mais. Mas, colocadas lado a lado as previsões de produção de carne de frango da China (projeções do Departamento de Agricultura dos EUA - USDA) e do Brasil (projeções da Cia. Nacional de Abastecimento - CONAB), constata-se que já em 2011 a produção brasileira será muito similar à chinesa.

Há apenas cinco anos (2005), o volume de carne de frango produzido pelo Brasil correspondia a pouco mais de 90% da produção chinesa, percentual que se manteve quase inalterado em 2006 (crise da Influenza Aviária) e 2007. Mas a diferença vem se estreitando: em 2010 pode ser de apenas 2%. Como pode ficar em menos de 1% no ano que vem, já que a produção chinesa deve ficar (USDA) em 13 milhões de toneladas, enquanto a brasileira pode superar (CONAB) os 12,9 milhões de toneladas.

Os números projetados pelos dois organismos correspondem a aumentos médios de 4,15% e de 5,55% ao ano na produção chinesa e brasileira, respectivamente. Quer dizer: confirmando-se os números previstos para o ano que vem e mantidas as mesmas médias de crescimento anual, em 2012 o Brasil poderá se tornar o segundo produtor mundial de carne de frango, atrás apenas dos EUA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário