Soja: preços sobem na segunda-feira sem anuncio da China

Publicado em 16/11/2010 06:14 e atualizado em 16/11/2010 08:44
Recuo maciço das cotações futuras de soja na sexta-feira passada em Chicago parece ter sido exagerado. Os fundamentos de mercado permanecem firmes, apesar dos rumores sobre a China.
Clique aqui para ampliar!

Comentário:

As cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com ganhos expressivos, nesta segunda-feira, quinze de novembro de 2010, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME), conforme a tabela acima.

Nesta data, vigorou tônica mais otimista no pregão futuro de soja, sem que a China tivesse anunciado qualquer incremento de taxa de juros durante o fim-de-semana, tendo prevalecido o consenso entre os participantes do mercado de que aquele país asiático continuará em seu papel de ativo importador de alimentos e de forrageiras.

As perdas maciças de sexta-feira passada passaram a ser encaradas mais como correção referente a mercado em condições excessivamente compradas (overbought), ao passo que os firmes fundamentos de oferta e de demanda da oleaginosa conferem suporte às respectivas cotações futuras, em Chicago.

Rich Feltes, Vice-Presidente de Pesquisa da firma R. J. O’Brien de Chicago, afirmou \"que os dados publicados nesta data sobre o esmagamento de soja norte-americana em outubro ensejaram sustentação às cotações futuras da soja, mas que o apetite da China pela oleaginosa permanece como o fator de maior importância para as cotações da mesma, em Chicago\".

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) informou nesta segunda-feira que firmas exportadoras privadas norte-americanas reportaram ter vendido para a China 105.000 toneladas de soja em grão e 20.000 toneladas de óleo de soja. A NOPA - Associação Nacional Norte-Americana de Processadores de Oleaginosas informou nesta data que em outubro foram esmagadas nos EUA cerca de 4,1 milhões de toneladas de soja, ou seja, aproximadamente um milhão de toneladas a mais daquilo que era esperado pelos participantes do mercado. Em setembro passado foram esmagadas naquele país tão somente cerca de 3,4 milhões de toneladas de soja.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SojaNet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário