Exportações de arroz devem alcançar 600 mil toneladas em 2010

Publicado em 17/01/2011 10:33
Vendas externas acumuladas estão próximas de 500 mil toneladas em dez meses, segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Com o volume de exportações de 48,2 mil toneladas ocorrido no mês de dezembro, o volume das vendas externas no período de março a dezembro, já alcançou quase 500 mil toneladas.

Com a média mensal em torno de 50 mil toneladas, a expectativa é que nos próximos dois meses o setor arrozeiro atinja 600 mil toneladas exportadas e, portanto, com volume mais próximo da meta prevista, de exportar 10 % da produção regional.

No perfil do produto exportado, houve forte predominância do arroz quebrado, que representou quase 70% das operações, enquanto o arroz beneficiado, correspondeu a  30% do volume total escoado.

Mesmo com as dificuldades impostas pela valorização do real frente ao dólar em 2010 e a baixa cotação dos preços internacionais, principalmente no primeiro semestre, a cadeia produtiva concentrou esforços para dar continuidade às vendas ao mercado externo que agora deverão ser impulsionadas pela realização de leilões de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) possibilitam o escoamento do cereal para o mercado externo, cuja comprovação deve ocorrer até o final do mês de abril de 2011.

As importações, em dezembro, alcançaram 95,9 mil toneladas e no acumulado atingiram 922 mil toneladas no acumulado anual.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Irga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário