Chuva na Colômbia faz café disparar na bolsa
Como reflexo da previsão, os preços do café subiram 3,7% na sexta-feira na bolsa de Nova York. Os contratos com vencimento em maio terminaram o pregão cotados a US$ 2,422 por libra-peso, com alta de 855 pontos.
A valorização de sexta-feira corrobora a tendência de alta para a cultura. Apenas na semana passada, os ganhos acumulados na bolsa de Nova York foram de 2,5%, segundo o Valor Data. Considerando o mês de janeiro, até a sexta-feira, o ganho foi de 0,17%. Nos últimos 12 meses, os preços do café já subiram 72,45% na bolsa americana.
"Os fundamentos para o café continuam a ser de alta, porque a disponibilidade é pequena, especialmente para os cafés melhor qualidade", disse à Bloomberg Rodrigo Costa, analista da Newedge.
Em 2011, o Brasil também colherá uma safra menor devido ao ciclo de baixa da bienalidade do café. A colheita, que começa em abril, deverá gerar entre 43 milhões e 47 milhões de sacas. A estimativa é da Safras & Mercado, que prevê uma redução de até 21% em comparação a 2010.
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café