Soja: USDA aumenta produção brasileira em 1,5 milhão de toneladas
A produção de milho norte-americana na safra 2010/11 foi estimada em 316,164 milhões de toneladas e a de soja em 90,6 milhões de toneladas. Os números ficaram em linha com o divulgado em fevereiro.
Estoques finais - Já para os estoques finais da oleaginosa, foram estimadas 3,81 milhões de toneladas, ficando abaixo das expectativas do mercado - 3,837 milhões de toneladas.
Os estoques de milho foram mantidos em 17,146 milhões de toneladas, em linha com o relatório anterior. O volume, no entanto, ficou acima das expectativas do mercado, que apostavam em uma redução das reservas para 16,942 milhões de toneladas.
Assim como para a produção, os volumes estimados pelo USDA são idênticos aos reportados no relatório anterior.
No caso do estoques finais mundiais, houve um incremento de 0,21% em relação aos números de fevereiro. No mês passado foram estimadas 58,21 milhões de toneladas e em março, 58,33 milhões.
Mundo - No cenário mundial, o departamento aumentou a safra brasileira de soja de 68,5 para 70 milhões de toneladas - um acréscimo de 2,19%. No caso da Argentina, a produção foi mantida em 49,5 milhões de toneladas. Para o milho, a safra também foi mantida em 22 milhões de toneladas.
A produção de soja na China também teve um reajuste para cima - de 14,4 para 15,2 milhões de toneladas, aumento de 5,56%.
Importações - Quanto às importações chinesas, para o ciclo 2009/10, foram mantidas as 50,34 milhões de toneladas e para 2010/11, 57 milhões de toneladas.
No link abaixo você encontra as estimativas na íntegra para a oferta e demanda mundiais do World Agricultural Outlook Board, em inglês.
>> World Agricultural Outlook Board - Estimativas
Confira também um resumo feito do relatório feito pela XP Investimentos:
1 comentário
Derrubada das tarifas de Trump nos EUA deve promover recuperação dos prêmios da soja no BR
China pode ficar menos disposta a comprar soja dos EUA após decisão da Suprema Corte, avaliam analistas
Mato Grosso colheu mais de 65% da safra de soja, aponta Imea
Chuvas impedem queda na produtividade da soja na Argentina
Complexo Soja: Grão e óleo caem nesta 6ª feira com movimento de realização de lucros em Chicago
Exportação de soja do Brasil em fevereiro mantém ritmo abaixo do ano passado, diz Secex
Telmo Heinen Formosa - GO
Pessoal, não critiquemos tanto os números da CONAB e nem os do USDA. Os da CONAB são coletados através de um "Chutômetro" próprio, que bem ou mal calibrado apresenta sempre um erro padrão idêntico. A BASE dele é do dia 20 de fevereiro.... naqueles dias não havia enchente nehuma em andamento. Portanto, vamos dar o devido desconto nas criticas.