Governo adia nova classificação do trigo
A notícia agradou aos produtores de trigo do Estado, que aguardavam a prorrogação da determinação, prevista para vigorar a partir de junho. "O anúncio é muito oportuno. Desta forma, teremos tempo para fazer o dever de casa, guardar e escolher a semente, buscar informações sobre os preços", disse o presidente da Câmara Setorial das Culturas de Inverno, Rui Polidoro Pinto. No entanto, os triticultores ainda esperam que a portaria equipare o rigor da classificação tanto no grão do mercado interno quanto do externo. "Precisamos encaixar nosso produto e o importado nas mesmas condições."
Além do trigo, Wagner Rossi dedicou atenção às questões orizícolas. "No dia 22, estarei com o ministro da Agricultura da Argentina, Julián Domínguez, para tratar dos negócios que envolvem o Mercosul", revelou. O bloqueio a importações de arroz de outros países do bloco vem sendo cobrado por lideranças arrozeiras, que defendem uma suspensão temporária na operação para valorizar o produto brasileiro. "Todos os contatos são importantes. Precisamos que a situação mude", destacou o presidente da Câmara do Arroz, Francisco Schardong.
Sobre a prorrogação do PSI com juros mais altos a partir de abril, o ministro limitou-se a apoiar a proposta do presidente da Câmara Federal, Marco Maia, de transformar o programa em lei e incluí-lo na política pública.
0 comentário
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações