Chuva atrasa safra da cana-de-açúcar na região de Paranavaí, PR

Publicado em 25/03/2011 07:42
A chuva atrasou a safra da cana-de-açúcar no Paraná. Na região de Paranavaí, a colheita estava prevista para começar no início do mês, mas só agora as máquinas conseguiram ir para o campo.

Em Jussara, no noroeste do estado, a colheita começou há duas semanas. Se não fosse a chuva, teria começado mais cedo. “Acabou atrasando um pouco o início da colheita, mas agora a tendência é o tempo se firmar e a colheita vai a todo vapor”, disse Leonardo Zanata, gerente de usina.

Mais de 70% da colheita de cana-de-açúcar já é mecanizada, processo que a cada ano fica mais evidente na maioria das usinas do país. Para se ter uma ideia, uma máquina pode substituir o trabalho braçal de cerca de 80 homens. Por isso, o trabalhador que quiser continuar no setor canavieiro precisa se qualificar. “É um processo novo e basta a pessoa se integrar e procurar crescer. As oportunidades estão aí, o mercado precisa de gente, de mão-de-obra”, afirmou José Carlos dos Anjos, encarregado de colheita.

Na indústria, a produção começou a todo vapor. A expectativa é de que nesta safra sejam moídas 47 milhões de toneladas de cana em todo o Paraná, quase 9% a mais do que no ano passado. “Em 2010 tivemos alguns problemas climáticos com a seca. Este ano a chuva veio com mais intensidade, bom para o melhor desenvolvimento do canavial. Esperamos que dê para recuperar as perdas do ano passado”, explicou João Teodorinho, gerente de produção.

Das 30 usinas do Paraná, 13 começam a moer a safra de cana ainda este mês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário