Projeto em MG deve impulsionar produção nacional de potássio
Nesta quarta, dia 6, o governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, e a empresa mineira Verde Fertilizantes assinam o protocolo de intenções para o Projeto de Investimento em Mineração e Produção de Potássio. O objetivo é aumentar a oferta e produção nacional da matéria-prima, importante na industrialização dos fertilizantes fornecidos à agricultura brasileira. O Brasil atualmente importa mais de 90% do nutriente, fundamental para o agronegócio.
A empresa detém os direitos minerários de grande quantidade de recursos geológicos que contém o mineral potássio. O investimento da Verde Fertilizantes na unidade industrial, que deve ser inaugurada no segundo semestre de 2013 na região do alto Paranaíba, chegou a R$ 280 milhões, e visa à produção de um milhão de toneladas por ano.
– A meta é acelerar a viabilização do novo empreendimento que objetiva, fundamentalmente, reduzir a situação atual de extrema dependência de importações de fertilizantes potássicos – explica Maurício Sampaio, vice-presidente de operações da Verde Fertilizantes.
O governo de Minas Gerais vai conceder benefícios fiscais e participará do financiamento do empreendimento pelo Banco do Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG). Segundo Sampaio, a importação de potássio deve diminuir 16% no Estado, o que pode representar uma economia próxima a US$ 100 milhões por ano.
0 comentário
Importação de óleo de palma pela Índia cresce em novembro em meio a preços mais baixos
China sairá da lista de 5 principais destinos de exportação da Alemanha pela 1ª vez desde 2010
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo