MT assume liderança no processamento de soja

Publicado em 03/05/2011 10:03

Mato Grosso assumiu a liderança no processamento de oleaginosas com 36,6 mil toneladas por dia, 0,95 mil a mais do que o Paraná, segundo no ranking brasileiro. O incremento no volume é decorrente do aumento da capacidade das indústrias e inclusão de uma nova unidade em Alto Araguaia (a 415 km de Cuiabá). Com a maior produção de soja do país, 20 milhões de toneladas, o Estado atrai investimentos de indústrias e agrega valores.

Para os produtores rurais, a chegada de novas empresas significa valorização e melhor renda. Segundo o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, com a valorização do real frente ao dólar, a remuneração é melhor quando a produção é negociada com indústrias do que com tradings. Além disso, Prado reforça a importância para o Estado como um todo, pela exportação do produto beneficiado.

De acordo com o economista da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Rodrigo Feix, as indústrias são atraídas pela proximidade com a produção, redução de gastos e melhor aproveitamento. Segundo ele, o processamento e o refino das oleaginosas deve aumentar ainda mais no Estado, com a instalação de uma unidade da asiática Noble e de uma unidade da Bunge.

Desde a instalação da planta da Cargill em Primavera do Leste (a 231 km da Capital), os produtores da cidade perceberam a diferença. Presidente do Sindicato Rural do município, Jair Guariento, afirma que os impactos refletiram também na comunidade como um todo. "Houve geração de empregos, outras empresas se instalaram na cidade e houve também mais oferta de serviços para a população".

Isso sem contabilizar os ganhos financeiros. Guariento explica que com a proximidade, os produtores ganham também com a redução dos custos com o frete, que é um dos principais gargalos para a região. De 1,8 milhão de toneladas de soja produzidas em Primavera, cerca de 40% são processadas na cidade. De acordo com a Abiove, Mato Grosso possui 17 plantas, sendo 13 de processamento e 4 plantas de refino de óleo vegetal.

Com previsão de instalação em dezembro, a Noble Group é fruto de um investimento de R$ 150 milhões para a primeira unidade esmagadora do país. Além dela, a Bunge anunciou mais um investimento para Mato Grosso. Serão R$ 80 milhões aplicados em atividades em Mato Grosso, onde estão instaladas a maior fábrica da multinacional, em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá) e a segunda maior unidade de processamento, em Nova Mutum(a 264 km da Capital).

Brasil - O processamento de óleo vegetal no país registrou aumento de 7% em 2010 em comparação com 2009, saltando de uma capacidade de 165,299 mil toneladas por dia para 176,834 mil toneladas/dia em 2009, uma alta de 11,535 mil toneladas/dia. Do total instalado, 31,009 mil toneladas deixam de ser processadas por paralisação de plantas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Gazeta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário