Profissionalismo, investimento e técnica embasam sucesso da Bahia Farm Show
Para o diretor executivo da Aiba, que também é coordenador geral da feira, Alex Rasia, as condições favoráveis só puderam ser revertidas em êxito para a Bahia Farm Show graças a um trabalho que vem se sedimentando ano a ano. “Trata-se de escolher os melhores quadros no mercado, profissionalizar a gestão, investir em conhecimento, e encontrar o melhor caminho para a solução de problemas. Além disso, a receita da feira é toda reinvestida na própria feira”, explica.
Bahia Farm Show: 100% dos espaços negociados para 2011
Quem não conseguiu garantir um espaço na Bahia Farm Show 2011, vai ter de esperar até a próxima edição. Este ano, com o momento favorável pelo qual passa a agricultura brasileira, e com a consolidação da feira baiana entre as mais importantes do país, todos os espaços para expositores foram vendidos quando faltavam ainda 30 dias para a realização do evento, que será de 31 de maio a 4 de junho de 2011, em Luís Eduardo Magalhães-Bahia.
“Quem deixou para a última hora, ficou de fora”, lamenta o coordenador geral da Bahia Farm Show, Alex Rasia, que também é diretor executivo da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). “Usamos toda a capacidade instalada do Complexo Bahia Farm Show, mas temos área ‘crua’ para investir em infra-estrutura e aumentar o espaço de exposição estática para o próximo ano. As estratégias serão definidas após a edição da feira em junho”, adianta Rasia.
Segundo o coordenador, esse aquecimento das vendas é reflexo direto do amadurecimento da Bahia Farm Show. “As melhorias são visíveis a cada edição e a feira entrou definitivamente no budget de montadoras e revendas de todo o país”, afirma o executivo, completando que, em área de exposição de máquinas, a feira de Luís Eduardo Magalhães compete pelo segundo lugar no Brasil.
Esse amadurecimento a que Rasia se refere também significa sustentabilidade. “Se nos primeiros anos, os convênios com Governos e patrocínios representavam a maior parte das receitas do evento, hoje eles continuam sendo essenciais, mas a venda dos espaços é que responde por mais de 60% da receita”, diz, lembrando que só é possível melhorar continuamente graças ao reinvestimento da renda na melhoria do Complexo.
Montadoras e revendas de veículos e máquinas agrícolas, empresas de agroquímicos e, ainda, comércio de artigos e serviços direta ou indiretamente ligados ao agronegócio compõem o mix de expositores do evento.
Em relação ao ano passado, a Bahia Farm Show cresceu em área de exposição estática aproximadamente 15%. Outros 5% representam o incremento das pistas de test drive, que este ano comportam as marcas Mistisubishi, Ford e Nissan.
A Bahia Farm Show é promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães.