Produtores de arroz protestam no Rio Grande do Sul

Publicado em 02/06/2011 08:38
Eles reclamam do baixo preço pago pelo grão. No município de Formigueiro, um tratoraço marcou as manifestações.
A manifestação teve a participação de cerca de 300 produtores do cereal e entidades ligadas ao setor. Centenas de tratores percorreram as ruas do centro da cidade e distribuíram arroz para a população. Eles reclamam do preço de comercialização do produto, a saca de 50 quilos está sendo vendida por R$ 17,50.

Durante o protesto, os produtores também entregaram cartas a representantes de bancos pedindo o parcelamento de dívidas.

“A diferença entre o preço mínimo estabelecido e o preço pago está provocando um caos com o endividamento e nos obrigando a largar nossos parceiros nas lavouras. Existe um índice altíssimo de empregados que estão sendo demitidos”, disse Oswaldo Becker, presidente do Sindicato Rural de Formigueiro.

A entrada de arroz do Mercosul no Brasil e a cobrança de menos impostos também foram apontadas como fatores agravantes para a crise na orizicultura gaúcha. “Hoje nós não temos como competir com um mercado que vem de fora e vende um produto que é produzido 45% mais barato que o nosso”, explicou Francisco Schardong, vice-presidente Farsul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário