Embargo da Rússia à carne brasileira deve gerar prejuízo mensal de US$ 8 milhões às indústrias do PR

Publicado em 03/06/2011 15:02
Impacto será o mesmo ocorrido em 2005 com a febre aftosa, diz presidente da Abrafrigo.
O embargo imposto pelas autoridades sanitárias da Rússia à importação de produtos de frigoríficos brasileiros deve gerar um prejuízo mensal de US$ 8 milhões às indústrias de carnes de frango, suína e de aves do Paraná. A estimativa é do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná (Sindicarne).

O presidente do Sindicarne e da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar, acredita que o impacto será o mesmo de quando o Brasil interrompeu as importações para a Rússia, em 2005, devido à febre aftosa. Segundo ele, o cálculo dos prejuízos é baseado no total exportado pelo Estado, nos três setores, em 2010, que foi de U$ 96 milhões.

– Temos que trabalhar agora com a expectativa de que o governo altere o prazo de entrada em vigor da medida de 15 de junho para, pelo menos, 30 de junho – afirma.

Durante essa fase, técnicos do governo devem ir à Rússia negociar e explicar melhor as condições sanitárias do país, que são boas, disse o presidente do Sindicarne. Ele avalia a decisão russa como política e não técnica.

– Nossas relações comerciais com os russos sempre foram tumultuadas – disse.

Salazar adiantou que deve participar, na próxima segunda, dia 6, em São Paulo, de uma reunião entre o governo e representantes do setor.

No Paraná, o setor que mais exporta carne para a Rússia é o suíno – 18,9 mil toneladas ao ano, 33,5%. Em segundo lugar vêm as exportações de bovinos, com 2,9 toneladas, 13,4%, e, por último, a de aves com 27,1 toneladas por ano, 2,7%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário