Seminário apresenta índices econômicos do setor sucroenergético
Segundo o levantamento, as regiões compostas pelas regiões Centro Sul Expansão (Minas Gerais, Goiás, Mato grosso, Mato Grosso do Sul) e Região Nordeste (Paraíba, Pernambuco e Alagoas) o preço da cana-de-açúcar foi rentável, cobrindo os custos de produção, depreciação e oportunidade (COE, COT e CT), gerando lucro. Já na região considerada tradicional, que engloba os estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, os preços da cana-de-açúcar foram suficientes para cobrir os custos operacionais, as depreciações dos fornecedores e parte do custo de oportunidade do fornecedor.
O Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) estava presente, representado pela Gerente Executiva, Janaína Calor. Segundo ela, "o setor está carente em dados que contribuem para o planejamento de ações efetivas para o seu desenvolvimento". Janaína ressaltou aos presentes a recém parceria com o PECEGE. "Em outubro ofereceremos em parceria com o PECEGE oficinas de especialização voltadas ao setor sucroenergético".
O Professor Pedro Marques, diretor do PECEGE, salientou que a parceria com o CEISE Br é fundamental para a sinergia entre acadêmicos e profissionais. “Os índices vão favorecer o setor industrial também, por isso, a aproximação com o CEISE Br é importante peça desse processo”, afirmou Marques.
Estavam presentes representantes das usinas que participaram do projeto, empresas ligadas ao setor, estudantes e profissionais do setor sucroenergético.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY