Avançam as áreas semeadas com grãos de verão no RS

Publicado em 23/09/2011 08:41
O plantio das lavouras com os grãos de verão teve um bom avanço nesta semana devido ao clima favorável. As condições a campo permitiram que a semeadura do cedo do feijão chegasse a 30% da área estimada para a safra. O milho alcançou 39% da área inicialmente prevista, reduzindo o pequeno atraso em relação aos outros anos.

O trigo também foi beneficiado. A cultura encontra-se nas fases de desenvolvimento vegetativo, floração e, nesta semana, majoritariamente, em enchimento de grãos, com 37%, já apresentando também 2% da área na fase de maduros e prontos para colheita. Devido ao clima quente e úmido dos últimos dias, os produtores observam a presença de doenças nas plantas, principalmente oídio e ferrugens, havendo necessidade de controlá-las. Mesmo assim, a cultura ainda apresenta bom potencial produtivo, e os agricultores se mobilizam com os tratamentos fúngicos.

O stand das lavouras de cevada até o momento ainda é considerado bom, mantendo estimativa de produtividade em 2,7 t/ha. A cultura encontra-se principalmente na fase de formação das espigas, e com presença de doenças fúngicas, principalmente ferrugens e manchas folhares, as quais estão sendo controladas com agroquímicos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário