Zoneamento agrícola prevê plantio em nove estados

Publicado em 15/12/2011 16:16
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 15 de dezembro, o zoneamento agrícola da canola para os estados do Pará, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás. O estudo também se refere ao plantio da segunda safra de feijão no Acre e da primeira em Sergipe. Além disso, foram indicados os municípios de Alagoas e Sergipe mais propícios para o cultivo de feijão caupi, amanedoim, milho, sorgo, girassol, gergelim, mandioca, milheto e algodão herbáceo.

A canola é uma planta da família das crucíferas e é cultivada no Brasil apenas na primavera. Originária de regiões de clima temperado frio, a canola se adapta bem nas condições climáticas da Região Sul, sendo tolerante às baixas temperaturas.

O feijão caupi, o popular feijão-de-corda, é uma fonte de proteína e faz parte da alimentação básica de grande parte da população da Região Nordeste do país. O amendoim adapta-se a uma larga faixa de climas, desde os equatoriais até os temperados, não sendo indicado o cultivo em áreas muito úmidas.

Na safra 2010/2011, foram cultivados 57,2 mil hectares de milho em Alagoas, com a produção de 51,1 mil toneladas. Sergipe utilizou uma área de 221,4 mil hectares com a colheita de 928,1 mil toneladas de grãos. Sorgo, planta semelhante ao milho, é de origem tropical que exige clima quente para expressar seu potencial de produção.

O Girassol apresenta ampla capacidade de adaptação a diversos ambientes, podendo ser cultivado em climas temperados, subtropicais e tropicais. A flor tolera bem as baixas temperaturas durante a germinação. Gergelim é uma oleaginosa cujas sementes contêm cerca de 50% de óleo de excelente qualidade, utilizado no segmento agroindustrial e alimentos in natura.

Com ampla adaptação às condições mais variadas de clima e solo, a mandioca é uma planta rústica e desenvolve-se bem em climas quentes e úmidos. O milheto é uma gramínea anual tropical com desenvolvimento uniforme e bom perfilhamento, de estrutura rústica e com grande resistência à seca. Se usada na pastagem é considerado alimento de alto valor nutritivo.

O bom desenvolvimento do algodoeiro herbáceo tem como referência a temperatura é um dos principais fatores que influenciam no desenvolvimento. A planta de origem tropical também é explorada economicamente em países subtropicais, com latitude acima de 30º N.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário