Ministra da Agricultura russa virá ao Brasil para Rio +20

Publicado em 23/01/2012 06:41
Em reunião com o ministro Mendes Ribeiro Filho, Yelena Skrynnik, confirmou a sua participação na Rio + 20.
O encontro tão esperado aconteceu na tarde deste sábado (21) de forma  amistosa. Ao abrir a reunião, o ministro da Agricultura destacou pontos importantes para ambos os lados, como a importação de trigo e o embargo às carnes brasileiras.

Mendes Ribeiro foi direto ao principal assunto e pediu pelos estados que ainda permanecem com as exportações de carnes embargadas, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. “Apesar de termos duas plantas restritas, a Região Sul tem uma situação privilegiada em termos de controle sanitário”, informou ele. O ministro destacou que o sistema de defesa é organizado nacionalmente, logo, os critérios são os mesmos para todos os estados , o que não explica a manutenção do embargo dos três.

Ainda sobre o sistema de defesa sanitária, o ministro destacou que este tema deve ser tratado como uma preocupação do Cone Sul e não isoladamente. “Justamente por termos dimensões continentais é que vamos regionalizar a defesa”, adiantou.

O ministro brasileiro enfatizou ainda que desde que foi criado o Comitê Agrícola Brasil-Rússia apenas uma reunião foi realizada e seria importante um novo encontro ainda este ano. Ele propôs a vinda da ministra russa a Rio + 20.

Yelena Skrynnik confirmou sua participação no evento, desde  que seja reconfirmada no cargo após as eleições presidenciais que ocorrem em março. De parte do governo russo, a ministra pediu apoio para a exportação de trigo do seu país para o Brasil. “Queremos muito exportar nosso trigo para o seu país, mas enfrentamos problemas com as taxas e tarifas do Mercosul”, salientou.
Yelena se comprometeu a verificar pessoalmente as restrições impostas e aguarda a chegada das respostas à lista de inconformidades, já enviada pelo governo brasileiro ao departamento de defesa russo.

Ao  encerrar a reunião, Mendes Ribeiro Filho disse que irá promover o encontro da ministra com a presidente Dilma Rousseff e se colocou à disposição para conduzir a discussão sobre a importação de trigo russo junto aos países do Mercosul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário