Brasil irá dispor de novo porto de mar em Belém, no Amazonas, para exportar soja

Publicado em 22/02/2012 05:04

As autoridades portuárias do Brasil estão a estudar a construção de um novo porto na região do Amazonas que passaria a ser a principal porta de saída da soja produzida no país, noticiou sábado o jornal Folha de São Paulo.

O porto do Outeiro, a ser construído perto de Belém, a maior cidade da região amazónica do Brasil, terá uma capacidade inicial de 18 milhões de toneladas por ano, superando a capacidade de 16,8 milhões de toneladas do porto de Santos e de 14,8 milhões de toneladas do porto de Paranaguá, ainda de acordo com o Folha de São Paulo.

O Folha de São Paulo informou também que o leilão para a venda do direito de construir e operar o porto, cuja primeira fase terá um custo estimado em 660 milhões de reais (382 milhões de dólares), deverá ser realizado ainda este ano, a fim de que o porto possa começar a funcionar em 2014.

O porto apresentaria vantagens em termos de custos de transporte para os produtores dos estados brasileiros de Mato Grosso, Goiás, Pará, Tocantins e Maranhão e as regiões do Cerrado, Amazonas e Nordeste.

Os agricultores brasileiros têm de pagar 85 dólares a tonelada para colocar a soja no mercado ou no porto de embarque contra os 20 dólares que custa na Argentina ou nos Estados Unidos da América.

Não obstante esta desvantagem, o Brasil é actualmente o segundo maior exportador mundial de soja devendo ultrapassar os EUA este ano, colhendo anualmente 70 milhões de toneladas de soja.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário