Região Sul poderá receber verbas de fundos constitucionais

Publicado em 13/03/2012 07:09
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 139/12, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), que inclui a região Sul entre as beneficiárias dos fundos constitucionais para programas de financiamento do setor produtivo.

Atualmente, os fundos beneficiam as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste com a transferência de 3% do total de impostos arrecadados anualmente pela União. Pela proposta, o valor a ser rateado entre as regiões subirá para 4% da arrecadação federal.

A União também destina 22,5% da arrecadação para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e 21,5% para o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE).

Na avaliação do autor da proposta, a ampliação da abrangência do fundo ajudará a minimizar as perdas no agronegócio, uma das bases econômicas da região Sul, geradas por chuvas e secas.

“É indispensável que se dê condições de reestruturação e traçado de novos rumos econômicos pela criação de fontes permanentes de financiamentos especiais voltadas ao setor privado”. Heinze citou a construção de açudes e a implantação de sistemas de irrigação nas propriedades como medidas para conter os impactos ambientais na produção agropecuária.

Tramitação

A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da proposta, que deverá ser votada em dois turnos pelo Plenário.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário