Bônus do PGPAF saem para 15 produtos agrícolas

Publicado em 15/03/2012 07:40 577 exibições
Este mês, agricultores familiares que têm direito ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de alguns estados receberão bônus para o cultivo de 15 produtos, no âmbito do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familar (PGPAF).

A informação é da Superintendência de Gestão da Oferta (Sugof) da Conab  Os produtos que receberão bônus são açaí, alho, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), borracha natural (extrativista) cará (inhame), leite, pequi, piaçava, sisal, tomate, trigo,triticale (cereal), umbu e uva.

Entre os estados que receberão bônus, estão Espírito Santo, Bahia e Sergipe. Com o programa, o agricultor tem um desconto no pagamento de custeio e investimentos, que corresponde à diferença entre o preço de mercado e o de garantia do produto.

A área técnica da Conab, a Gerência de Alimentos Básicos, é que apura  o preço de mercado no mês e compara com o preço de garantia, e a estatal, por fim, define, mensalmente, o bônus do PGPAF, que é divulgado, então, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Tags:
Fonte:
Conab

0 comentário