Açúcar, aves e bovinos prejudicaram desempenho da indústria, diz IBGE

Publicado em 31/05/2012 13:43
Exportações caíram com a desaceleração da economia global. Com os pátios lotados, montadoras diminuíram produção de carros.
A queda na produção da indústria brasileira em abril de 2012 (-0,2%) teve como principal agente o setor de alimentos e, dentro do segmento, o açúcar e o abate de bovinos e aves foram os que registraram maior diminuição no ritmo na produção industrial. Os dados do Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o setor de alimentos teve taxa de produção de -3,6% em abril, em comparação a março.

Segundo André Luiz Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, a desaceleração da economia mundial diminuiu a exportação desses produtos, brecando as atividades nas fábricas. Além disso, o açúcar por exemplo foi prejudicado pelo clima, com estiagem em algumas regiões do país na época do plantio e chuvas no período da colheita, o que provocou um recuo nos embarques, impactando de forma negativa a indústria no setor de bens intermediários.

A produção da indústria brasileira mostrou leve queda de 0,2% em abril, em relação ao mês anterior, que havia registrado recuo de 0,5%, segundo pesquisa do IBGE. Embora o setor de veículos automotores tenha registrado crescimento de 2,4% em relação, principalmente devido ao bom desempenho da indústria de autopeças, a produção de automóveis está em ritmo muito lento, afetando diretamente o resultado negativo da indústria brasileira.

De acordo com Macedo, a indústria brasileira vive no primeiro quadrimestre de 2012 um momento de menor dinamismo,  com saldo negativo (-2,8%) e predomínio de atividades com queda de produção. “Isso já vem sido obervado desde o segundo trimestre de 2011. A maior presença de importados, a redução de demanda interna, a inadimplência, e a dificuldade em colocar produtos no mercado internacional , seja pelo câmbio ou pela desaceleração da economia,  são os principais fatores que resultam nesse desempenho”, disse.

Com informações do G1.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário