Abiec: Sobre a pecuária, a indústria brasileira de carne bovina e o desmatamento na Amazônia

Publicado em 19/06/2012 15:29
Nos dias 11 e 12 de junho no Rio de Janeiro, a ABIEC participou do Workshop Caminhos para o Desmatamento Zero promovido pela organização não-governamental Greenpeace e pela Climate and Land Use Alliance.

Estavam presentes representantes do Ministério Público Federal, institutos de pesquisas, universidades, movimentos sociais e outras organizações não governamentais.

O Workshop tinha por objetivo discutir princípios e conceitos além de ferramentas e instrumentos de controle, incentivo, regulação e outros que consigam efetivamente implantar uma Lei de Desmatamento Zero que está sendo proposta pelo Greenpeace como um Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

A pecuária, como importante atividade socioeconômica na região da fronteira agrícola não poderia deixar de ser parte desta discussão. Durante o Workshop, dados mostrados evidenciaram que a pecuária está reduzindo a área que ocupa no país.

Na região de fronteira, no entanto, novas áreas desmatadas são transformadas em pastagens. Esta situação leva a um erro bastante comum, o de transformar o que é uma correlação (áreas desmatadas viram pastagens) em uma relação de causa (a pecuária provoca desmatamento).

Durante o evento foi amplamente reconhecido que o problema do desmatamento está relacionado à desorganização fundiária na região, à falta de gestão do território no país e de políticas que facilitem a economia florestal.

No entanto, partindo-se do pressuposto equivocado de que a pecuária é o problema, as indústrias frigoríficas são vistas pelo MPF, pelo Greenpeace, por bancos e outras organizações como um instrumento para se forçar o ordenamento e a regularização do território da fronteira.

Como ABIEC, acreditamos que o Desmatamento Zero é um objetivo passível de ser alcançado. Podemos afirmar que a produção e a exportação de carne bovina brasileira hoje e nos próximos anos não dependem e não dependerão mais da expansão horizontal da pecuária. Há um imenso potencial de ganho de produtividade na pecuária que poderia ser acelerado caso a extensão rural pública funcionasse como deveria no país. Mesmo assim, a Embrapa mostra que entre 1950 e 2006 os ganhos em produtividade explicaram 79% do crescimento na produção pecuária brasileira, o que possibilitou um efeito poupa-terra de 525 milhões de hectares.

A indústria tem aceito suas responsabilidades e assumido compromissos em prol do hoje, todos os nossos Associados possuem instrumentos de gestão de risco socioambiental na originação de matéria prima, e através de modernas técnicas de monitoramento geoespacial as grandes indústrias exportadoras conseguem garantir o desmatamento zero em seu fornecimento.

No entanto, a indústria também precisa de um ambiente de negócios no país para continuar gerando empregos, impostos e mais de US$ 5,3 bilhões em divisas de exportação para o país.
Cerca de metade do abate nacional ainda é feito em frigoríficos sem inspeção federal, sobre os quais não há informações detalhadas sobre o cumprimento nem de critérios sanitários e muito menos de critérios sócio-ambientais na compra de animais.

Em um exemplo claro desta falta de critérios horizontais, durante o mesmo Workshop, o Líder Almir Suruí, da tribo Suruí da Terra Indígena 7 de Setembro em Rondônia nos confirmou que várias famílias de indígenas praticam a pecuária e comercializam seu gado a frigoríficos locais em Cacoal.

Hoje frigoríficos com compromissos assinados são impedidos de comprar gado em Terras Indígenas. Mas o gado continua sendo comercializado no mercado. Ou mudando-se o foco da questão, porque os indígenas não teriam o direito de produzir e abater seu gado em um frigorífico?
Ainda há produtores rurais em terras indígenas e unidades de conservação aguardando regularização ou que não foram indenizados pelo Estado para saírem dali e que são impedidos de comercializar legalmente seus produtos sem que vislumbrem uma porta de saída para seu impasse.
Da mesma forma não se tem clareza sobre a legislação ambiental e na grande parte do Brasil os órgãos responsáveis não possuem ferramentas nem tampouco recursos materiais e humanos que possibilitem aos produtores rurais regularizarem seus passivos.

Os compromissos precisam e podem evoluir também e estamos trabalhando para isso. O próprio Greenpeace prefere atacar, baseado em informações erradas, uma empresa como a JBS que está profundamente envolvida no controle do seu fornecimento e na assistência a seus pecuaristas, prejudicando desnecessariamente a imagem de uma empresa em constante evolução, prejudicando a imagem da carne brasileira e do país ao invés de focar nas raízes do problema que conhece perfeitamente. É uma atitude que desrespeita quem está engajado, ignora as causas reais dos problemas da fronteira e que não ajuda a construir nenhum caminho para o fim do desmatamento.
Há um Fórum aberto a todos que desejam trabalhar para a evolução da pecuária nacional. É o Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável do qual a ABIEC e suas empresas Associadas fazem parte, assim como outros representantes de produtores, bancos, varejo, ong’s e governo onde se pode discutir construtivamente um caminho para uma pecuária sem desmatamento.

A indústria aceita suas responsabilidades mas não pode ser penalizada pela ineficiência do Estado, e nem ser responsabilizada por problemas que estão fora de seu alcance. Continuamos engajados pela evolução da atividade como um todo, buscando também o comprometimento de todos os entes envolvidos neste segmento agro-industrial, sejam eles públicos ou privados, para que possamos continuar a crescer de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta e a garantir a renda e a segurança alimentar de milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

Para isso precisamos de um ambiente institucional transparente, com regras claras, seguro e
saudável para todos.
 
Antonio J. Camardelli
Presidente do Conselho da Abiec
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abiec

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário