SP: Preços pagos ao produtor sobem 0,63% na segunda quadrissemana de junho

Publicado em 22/06/2012 11:56
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 0,63% na segunda quadrissemana de junho, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IEA/Apta/SAA). Sem considerar a cotação da cana-de-açúcar (de grande peso na ponderação dos produtos), os preços tiveram alta de 0,44%. 

O índice de preços do grupo de produtos de origem vegetal aumentou 0,85% (sem a cana, 1,99%), enquanto o índice de preços dos produtos de origem animal apresentou variação positiva de 0,03%. Entre os produtos pesquisados, 11 sofreram alta de preços (sete do setor vegetal e quatro do segmento animal), enquanto oito tiveram queda (seis da área vegetal e dois de origem animal). 

As altas mais expressivas ocorreram nos preços do tomate para mesa (80,01%), do arroz (8,24%), da batata (7,76%), dos ovos (4,27%) e da soja (4,10%). Temperaturas amenas e chuvas reduziram a oferta de tomate para mesa nas regiões produtoras nas últimas semanas, o que foi associado à melhoria na qualidade do produto ofertado, dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatt e José Alberto Angelo.

As quedas mais relevantes foram verificadas nos preços da laranja para mesa (16,43%), do feijão (8,77%), da banana nanica (6,72%), do milho (4,24%) e do algodão (3,90%). A falta de mercado para laranja para indústria (combinação de grande safra com queda nas exportações e existência de grandes estoques de suco) deixa poucas alternativas para o citricultor e derruba o preço da laranja para mesa. Além disso, temperaturas mais baixas nesta época do ano levam ao menor consumo do produto in natura.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário