Taxa de desemprego cresce pelo quarto mês seguido em Porto Alegre

Publicado em 26/06/2012 07:47

Taxa de desemprego cresce pelo quarto mês seguido em Porto Alegre

A informação é da Pesquisa de Emprego e Desemprego de Porto Alegre. A taxa passou de 7,0% da População Economicamente Ativa (PEA), em março, para 7,2% em abril. De acordo com a pesquisa e com base em anos anteriores, esse comportamento é típico para esse período do ano.

. No mês de  abril, o contingente de desempregados foi estimado em 56 mil pessoas, 3 mil a mais do que o verificado no mês anterior.


Mercado aposta em PIB cada vez menor para 2012. Projeção é agora de 2,18%.

O mercado reduziu pela sétima semana a estimativa para o PIB, de acordo com divulgação do Banco Central do boletim Focus de ontem. A previsão para o PIB de 2012 foi reduzida de 2,30%, na semana passada, para 2,18% hoje. 

. Para 2013, a estimativa também foi alterada, passando de 4,25%, na semana passada, para 4,20% hoje. 

- A projeção deste ano para inflação oficial (medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA) também caiu, pela sexta semana, passando de 5%, na semana passada, para 4,95%.


Governo e Petrobrás demonstram falta de política energética para o País

Na semana passada, as ações da Petrobrás  reagiram bem às notícias de que aumentariam os preços dos combustíveis, o que projetou condições de mais receita e melhores lucros para a estatal.

. Os preços da gasolina e do diesel aumentaram 7,83% a partir desta segunda-feira, mas a idéia do governo foi evitar a transferência para o consumidor, já que eliminou a cobrança da Cide. 

. Acontece que nesta segunda-feira a Petrobrás anunciou detalhes do seu Plano de Negócios 2012-2016, no qual relata que decidiu reduzir a meta de crescimento da produção de petróleo, que agora são de 2,5 milhões de barris diários em 2016 e 4,2 milhões em 2020. No ano passado, a estatal chegou a anunciar produções de 3,97 milhões de barris por dia em 2015 e 4,9 milhões em 2020.

. “São metas mais realistas”, anunciou a estatal de petróleo. 

. O novo Plano de Negócios prevê investimentos de US$ 236,5 bilghões para o período 2012-2016. 

. É claro que o mercado reagiu mal. As ações da Petrobrás despencaram na manhã de segunda-feira, invertendo o rumo da semana passada. Por volta das 11h, as ações preferenciais já tinham recuado 5,73%.

. O leitor desta página, Maurício Pinheiro, analisou da seguinte forma estes anúncios feitos nas últimas horas pelo governo e pela Petrobrás:

- O governo não tem política nenhuma de combustíveis e nem definição da matriz energética do País. Vivemos de improvisações.

. É o que parece.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Polibio Braga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário