Bancada do agronegócio pede regulamentação de Fundo Garantidor e solução para endividamento agrícola a Ministério da Fazenda

Publicado em 27/06/2012 15:52
O acúmulo de dívidas agrícolas, no período entre 2004 a 2006, levou o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), a se reunir com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, em busca de solução viável para o passivo rural.  A reunião foi acompanhada também pelos vices-presidentes senador Waldemir Moka (PMDB-MS) e o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS), e pelo coordenador político, senador Sérgio Souza (PMDB-PR).

De acordo com Homero, alguns agricultores executados pelos bancos não conseguem quitar o saldo devedor mesmo vendendo o maquinário financiado. “Juros, multas e outros impostos tornaram o passivo impagável. O governo precisa estudar medida saneadora. Os agricultores querem pagar suas dívidas, mas de forma justa e condizente com o patrimônio adquirido”, observou o presidente da bancada.

Os parlamentares solicitaram ainda a regulamentação da Lei 12.087/09, que criou o Fundo Garantidor e de Catástrofe. A lei autoriza a participação da União em fundos garantidores de risco de crédito para produtores rurais e suas cooperativas.

“Apesar de previsto em lei, ainda não está sendo operacionalizado na prática por falta de regulamentação”, explicou o parlamentar.

Homero é autor de requerimento de convocação dos ministros Gleisi Hoffman (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda) e Mendes Ribeiro (Agropecuária) para explicar a demora na regulamentação da lei. O documento foi protocolado na Comissão da Agricultura em Maio e aguarda deliberação.

Sancionada em agosto de 2010, a Lei n.º 12.087/09 objetiva proteger e ressarcir produtores rurais em casos de eventos climáticos rigorosos como excesso de chuva, seca prolongada e outras intempéries da natureza.

De acordo com o presidente da FPA, Barbosa fará um estudo sobre o passivo rural e solicitará análise a cerca dos motivos pelos quais o Fundo Garantidor continua sem regulamentação. “Ele se comprometeu em nos dar uma posição nos próximos dias”.  
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Dep. Homero Pereira

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário