SP: Preços pagos ao produtor sobem 1,22% na terceira quadrissemana de junho

Publicado em 27/06/2012 16:47
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 1,22% na terceira quadrissemana de junho, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IEA/Apta/SAA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Sem considerar a cana-de-açúcar (de maior peso no cálculo), o índice geral aumenta 1,36%. 

O grupo de produtos de origem vegetal sofreu acréscimo nos preços de 1,06% e, sem incluir a cana, o índice "pula" para 1,12%. Já o grupo de produtos de origem animal apresentou variação positiva de 1,67%. 

As altas mais significativas ocorreram nos preços do tomate para mesa (65,52%), da batata (21,87%), dos ovos (9%), da carne de frango (5,42%) e do arroz (4,99%). 

Nas últimas semanas, as chuvas (inclusive de granizo) reduziram a oferta de tomate para mesa nas regiões produtoras e a colheita de variedades mais valorizadas provocou acentuada elevação de preços, dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti e José Alberto Angelo ([email protected]). 
No caso da batata, chuvas extemporâneas dificultam a colheita do tubérculo e seu transporte ao mercado, associadas à entrada de variedade mais valorizada.   

As quedas mais acentuadas foram observadas nos preços da laranja para mesa (21,86%); da banana nanica (8,67%); do feijão (8,36%); do algodão (5,78%) e da café (4,79%). 

A falta de mercado para laranja de indústria (combinação de grande safra com queda nas exportações e existência de grandes estoques de suco) deixou poucas alternativas ao citricultor, que viu caírem os preços da laranja para mesa. Soma-se a isto a diminuição do consumo in-natura por parte dos consumidores nessa época do ano, com temperaturas mais baixas. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário