Pedro Dejneka, informa direto de Chicago: Não deixem a reação inicial do mercado enganar - O RELATÓRIO É EXTREMAMENTE ALTISTA!

Publicado em 10/08/2012 18:03 e atualizado em 13/08/2012 14:50

REAÇÃO USDA - Muitos surpresos pelo fato de Milho e Soja não estarem subindo mais do que está no momento???!!!... lembrem-se do que falei ontem aqui: "Mercado parece estar "tradeando" o relatório #USDA antes do relatório em si. Maior receio para a indústria é um relatório altista..."


Não deixem a reação inicial do mercado enganar - O RELATÓRIO É EXTREMAMENTE ALTISTA! 


Mercado digere dados após enorme alta de ontem pré-relatório. USDA FOI OBRIGADA á cortar estimativas de exportação para "fazer a matématica funcionar", pois não tem como mostrar um número negativo de estoques tanto para soja quanto para milho. Ou seja, dados "jogam a realidade na cara do mercado" e mercado SABE que é preciso RACIONAR. 


Estimativas de exportação estão muito baixas, serão maiores no final das contas. Precisaremos de preços mais altos para racionar o que é preciso racionar. Relatório comprova teoria que vem sendo relatada aqui á meses: BAIXAS SERÃO COMPRADAS. 


Soja deverá "testar" a recente alta de $17,77 até meados de Setembro, talvez até bem antes com este relatório e contínua demanda. Milho buscará pelo menos $8,75. 


Até onde preços podem ir? Não é possível colocar um alvo exato, pois é quase certo que a emoção ultrapassará a razão quando preços atingirem os níveis acima... 


Produtores, aproveitem altas significativas para travar preços pois não existe garantia alguma que os preços altos continuarão pós Set/Out. Indústria devería ter aproveitado recentes baixas para cobrir suas necessidades de curto e médio prazo... se não o fez, não aconselho esperar muito mais. 


Resumo: não se deixem enganar por uma possível reação negativa esta manhã, o relatório é de fato, ALTISTA.

Enquanto escrevia o último comentário, USDA anuncia venda de 290.000 toneladas de Soja EUA para China, safra 2012/13. Só esta semana, China comprou em torno de 600.000 toneladas de soja, safra 2012/13 dos EUA. 


Alguém ainda duvida o que falei á poucas semanas? "A demanda de soja é muito mais inelástica que muitos pensam". Se China está disposta á pagar em torno de $16 dólares o bushel pela soja EUA, o que isto diz sobre as expectativa de demanda para próxima safra? Por sinal, China já importou mais de 10 milhões de toneladas Soja EUA safra nova, antes até do início oficial da "safra nova" aqui nos EUA, que é 1 de Setembro...

EM RELAÇÃO Á DEMANDA (exportações EUA) e ESTOQUES: De acordo com a Reuters, a estimativa de demanda milho EUA safra 2012/2013 do USDA desta manhã é a menor em 28 anos (desde 1985/86) e a menor em 7 anos da Soja (2006/07).  Estoques para milho no final da safra 2012/13 é estimado pelo USDA em 17 anos (desde 95/96) e para soja, estoques estimados são menores em 9 anos (desde 2003/04).  


Relação ESTOQUES/USO para milho, 5,79% (menor desde 95/96) e soja 4,19% (menor desde 1964/65).  


RESUMO: o USDA se viu OBRIGADO á “tirar de onde não dá pra tirar” para fazer a matemática dar certo para os balanços de milho e soja ao final do ano comercial 2012/2013).  


O USDA não está necessáriamente subestimando o nível de exportações; está simplesmente INDICANDO AO MERCADO A TAREFA DE RACIONAMENTO QUE TEM PELA FRENTE.  O USDA sabe que os EUA exportará bem mais soja e milho do que anunciou hoje.  


Principalmente levando em consideração que os EUA já fecharam contratos para mais de 52% da estimativa inicial de exportações de soja para safra 2012/13, MESMO ANTES DO INÍCIO OFICIAL DO ANO COMERCIAL “SAFRA NOVA”, que é dia 1º de Setembro.

REAÇÃO DO MERCADO #2: não se equivoquem com a reação “morna”, até “fria” (principalmente no Milho) ao relatório de hoje.  O mercado terá uma tarefa árdua de racionamento de demanda nos grãos (inclusive Trigo eventualmente), nas próximas semanas e meses.  


A reação dos preços hoje tem muito mais á ver com o efeito de “COMPRA BOATOS, VENDE FATOS” do que com qualquer outra coisa.  Evitemos a SÍNDROME DO MÍOPE e não esqueçamos o quanto o mercado subiu nas últimas semanas e mais precisamente ontem, antes do relatório.  Milho chegou á atingir nova alta histórica em Chicago ontem e hoje novamente – a nova alta é 8,49.


Mesmo assim, vejo este nível e também a alta de soja de $17,77 ¾ registrada em Julho sendo ultrapassadas até meados de Setembro, senão até antes.

Apertem os cintos meus caros...

SOBRE CRISE ALIMENTAR E MANDATO ETANOL: Muito “barulho” está sendo feito recentemente sobre o mandato de produção de Etanol nos EUA. Até a ONU hoje “recomendou” uma “imediata e temporária suspensão” do mandato por parte do governo Americano.  A pressão global está grande sobre os EUA para que tomem uma medida o quanto antes para “evitar uma crise de alimentos global”.  Esta questão do mandato de Etanol nos EUA é um assunto extremamente político e envolvido.  


Não acredito que o governo Americano irá mudar o mandato no curto prazo.  Uma mudança dessa será muito mais “corretiva” do que “proativa”.  Ou seja, tem muito mais chances de acontecer somente após uma nova onda de altas nos preços e a realização que “complicou de vez”, do que tem chances de acontecer agora.  Lembrando que temos eleições presidenciais aqui nos EUA este ano, em Novembro.  


Mais um pequeno “grande” detalhe; a indústria de etanol é grande parte hoje da economia Americana... algumas empresas que produzem etanol já vêm reduzindo ou cessando suas atividades temporáriamente nas últimas semanas devido á margens negativas na produção.  


O governo Americano pensará 10 vezes antes de reduzir o mandato e colocar mais pessoas na rua por tabela durante a situação econômica atual e com a taxa de desemprego onde se encontra... mesmo que seja uma mudança temporária...



Estes e outros muitos outros fatores contribuem para que o assunto não seja tão “simples” como muitos fazem acreditar e inviável pelo menos no curto prazo.

PS.: Estarei no Brasil nas próximas duas semanas visitando clientes e também participando do Circuito “Os Segredos Fora da Porteira”, realização da Federação de Agricultura do Estado do Paraná.

Serão 9 cidades e palestras em 5 dias pelo meu querido e natal estado, Paraná.

Em anexo segue o convite com maiores detalhes sobre o evento e abaixo algumas entrevistas que já foram realizadas sobre.  Quem puder conferir, tenha certeza que valerá muito.

Espero vê-los por lá...

Entrevista revista FAEP nas pags 22 , 23, 24 , 25 e contracapa:

https://issuu.com/sistemafaep/docs/1186?mode=window&backgroundColor=%23222222

Entrevista programa de rádio  CAMPO & CIA:

https://campoecia.com.br/programa-030812/

Um excelente final de semana á todos!

PEDRO H DEJNEKA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
PHDerivativos

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário