No Terra.com: Garotinho diz que Rosemary levou 25 mi de euros para Portugal

Publicado em 04/12/2012 17:13

O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) reiterou nesta terça-feira, durante audiência na Câmara com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a denúncia de que a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, depositou 25 milhões de euros no Banco Espírito Santo (BES), de Portugal, após entrar com o dinheiro no país usando uma mala diplomática.

Garotinho disse ter sondado a informação com o banco português, mas que, devido à lei de sigilo bancário, não obteve nenhuma resposta. A denúncia havia sido publicada pelo deputado em um blog pessoal. Momentos antes, na Câmara dos Deputados, o ministro da Justiça havia classificado a denúncia como "fantasiosa". Rosemary Nóvoa de Noronha foi exonerada do cargo após ser investigada na operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

Contatado pela Agência Brasil em Portugal, o BES informou oficialmente, por meio do assessor Paulo Tomé, não ter "registro de qualquer depósito realizado pela senhora mencionada", e ainda que ela não é cliente do banco. Além disso, acrescentou Tomé, um depósito desse montante "seria necessariamente detectado" pelos sistemas de controle instalados no BES.

"O BES dispõe de um sistema de prevenção e detecção de branqueamento (lavagem) de capitais, equipado de ferramentas informáticas de última geração, que responde integral e eficazmente a todas as exigências da legislação em vigor e dos normativos de referência internacional", informou Tomé.

Cardozo pediu ao deputado que enviasse informações mais detalhadas sobre a denúncia. "De qualquer forma, me parece inverossímil que uma pessoa declarasse ter em uma mala diplomática 25 milhões de euros", disse o ministro. O superintendente regional da Polícia Federal em São Paulo, Roberto Troncon Filho, informou que a PF não tem nenhuma informação sobre o assunto. "Mas podemos buscar essas informações com nosso adido em Portugal", acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
terra.com.br

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário