Mapa cria grupo contra monilíase do cacaueiro

Publicado em 09/01/2013 07:06
Nesta terça-feira (8), o Diário Oficial da União (DOU) publicou portaria com os nomes dos membros do Grupo Nacional de Emergência Fitossanitária para a monilíase (Moniliophthora roreri) do Cacaueiro. O grupo será coordenado pelo diretor do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cosam Coutinho e terá representantes dos principais estados produtores de cacau.
De acordo com o diretor, “caso surja a necessidade de estabelecer medidas específicas para debelar um foco da praga, esse grupo se reunirá para adotar medidas pertinentes”.

A formação do grupo estava previsto no Plano de Contingência de Monilíase do Cacaueiro, criado em maio de 2012 para estabelecer procedimentos para aplicação de medidas preventivas e emergenciais para erradicação de focos e contenção da praga.

Considerando os riscos de introdução de monilíase a partir da proximidade das fronteiras com os países de ocorrências, as unidades da federação com maior concentração de cacaueiros silvestres e cultivados serão classificadas em alto risco, como o Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia; médio risco, Amapá, Mato Grosso e Pará; e, baixo risco, Bahia e Espírito Santo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário