Na VEJA: JBS suspende comércio de carne europeia
A empresa brasileira JBS, líder mundial do processamento de carne bovina e pertencente à holding J&F, anunciou nesta terça-feira a suspensão da comercialização de carne europeia, explicando que não tem nenhum tipo de envolvimento na fraude com carne de cavalo na Europa.
De acordo com o comunicado, a JBS Toledo, escritório comercial da empresa brasileira na Bélgica, "não comercializará mais produtos europeus até que se restabeleça a confiança na segurança do sistema de fornecimento".
A suíça Nestlé, empresa líder no setor de alimentação mundial, anunciou na noite de segunda-feira a retirada das prateleiras da Espanha e Itália, dois países até então à margem do escândalo, de duas marcas de pratos prontos com carne bovina: Buitoni Beef Ravioli e Beef Tortellini. A decisão foi provocada pela descoberta de traços de DNA de cavalo nos dois produtos de carne bovina que a empresa fornece para a Nestlé e, por sua vez, são fornecidas para a JBS Toledo pela H.J Schypke.
Leia também:
Fraude alimentar deixa consumidores de mãos atadas
Escândalo da carne de cavalo afeta a imagem de todas as carnes, diz diretor da Abiec
Alemanha quer plano rígido para evitar novos escândalos como o da carne de cavalo
"Quando informações sobre a fraude na embalagem de alimentos emergiu no Reino Unido, reforçamos os testes em produtos e matérias primas que usamos na Europa. E estamos, agora, suspendendo as entregas de produtos fornecidos pela empresa alemã H.J. Schypke, que é subcontratada de um de nossos fornecedores, a JBS Toledo N.V", informou a Nestlé na ocasião.
Contudo, a JBS é enfática no comunicado ao dizer que a Schypke "não pertence a seu grupo econômico nem mantém qualquer relação empresarial ou operacional com a empresa". A empresa brasileira destaca ainda que, no caso mencionado, "todo o processo operacional e logístico foi executado pelo produtor alemão, que enviava o produto diretamente ao cliente final".
Também destaca que "não foi identificado caso algum de violação (de normas) em produtos fabricados pela própria JBS" e que nenhum de seus contratos foi alterado ou cancelado".
JBS alega que subcontratada alemã é única responsável pela presença de carne de cavalo em produtos (Remy Gabalda/AFP)
(com agência France-Presse)
0 comentário

Taxas portuárias propostas pelos EUA para navios construídos pela China começam a sufocar as exportações de carvão e agricultura

Ações de China e Hong Kong caem com cautela dos investidores após fortes ganhos

Índia detém centenas de agricultores enquanto a polícia destrói locais de protesto

Arroba do boi sobe em SP depois de longo período de estabilidade; Milho na B3 realiza lucros, mas cereal segue com demanda forte no Brasil

Cecafé recebe governador Romeu Zema para reunião em sua sede

FAEA participa de encontro sobre ações preventivas para o setor rural em face de cheias e estiagens