Feira Biomassa & Bioenergia aproxima mercados agrícola e de energias renováveis

Publicado em 04/03/2013 16:54
Potencial brasileiro para geração de energia alternativa com matéria-prima oriunda da produção animal e agrícola será tema destaque na Feira Biomassa & Bioenergia
A Feira Biomassa & Bioenergia, que acontece entre os dias 14 e 16 de maio juntamente com a AveSui 2013 no CentroSul, em Florianópolis (SC), reunirá profissionais tarimbados durante o Seminário Internacional de Biomassa & Bioenergia para comprovar, mais uma vez, a eficácia da união entre o setor agrícola e o de energias renováveis. Durante Painel, que será coordenado pelo engenheiro Agrícola e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Dr. Paulo Armando de Oliveira, estudos de casos práticos de integração entre a cadeia de proteínas, geração de energia e proteção ao meio ambiente serão detalhados e os eficientes resultados evidenciados.

De acordo com Oliveira, comprovar a viabilidade econômica de projetos sustentáveis utilizando resíduos poluentes da suinocultura, por exemplo, é uma forma de associar soluções para os setores. "Apresentar os trabalhos da Embrapa envolvendo a cadeia de proteínas em eventos como este comprova que produção animal é fornecedora de matéria-prima tanto para geração de energia quanto para fertilização de plantações que, por sua vez, são a matéria-prima para alimentação animal, é um ciclo", afirma.

O também pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e palestrante no Seminário, Marcio Busi, afirma que as pesquisas na área de biogás no Brasil e no mundo não são novas. A própria Embrapa estuda processos de biodigestão e produção de biogás desde o início dos anos 80. "Atualmente, entretanto, uma maior disponibilidade de produtos tecnológicos a um menor custo, associada com mão de obra mais especializada no campo deverá contribuir para que a prática do uso do biogás, por exemplo, como fonte de energia elétrica torne-se cada vez evidente", acredita Busi. "Existem granjas autossuficientes que utilizam energia elétrica na própria unidade para suprir as demandas elétricas gerais incluindo as associadas com fábrica de rações in loco e que ainda revendem o excedente para a rede pública", destaca o pesquisador. "Eventos como a Feira Biomassa & Bioenergia promovem a disseminação de tecnologia, fomentam novas pesquisas para solucionar algumas das lacunas ainda restantes, e promovem o interesse empresarial associado ao ramo da agroindústria e agroenergia", completa Busi.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Biomassa e Energia Renovável (Abib), Celso Oliveira, que também proferirá palestra no Seminário, ressalta que o Brasil possui grande potencial para fornecer, além de matéria prima para geração de energia, tecnologia e equipamentos para o processo de transformação. "A Abib quer construir a primeira unidade industrial de produção de pellets e briquetes com uso de equipamentos e tecnologia nacionais certificadas e com garantia de financiamento completo das empresas pelos bancos comerciais e qualidade de produto que atenda todas as especificações de ordem técnica da Europa e dos Estados Unidos", afirma Oliveira, garantindo que todas estas informações serão ressaltadas durante o evento.

O engenheiro químico da Embrapa Agroenergia, Dr. José Dilcio Rocha, palestrante no Seminário, concorda com o presidente da Abib. "O Brasil como o gigante da biomassa e, portanto, da bioenergia, precisa discutir em fóruns como este organizado pela Gessulli Agribusiness, os novos caminhos desse importante setor para não desperdiçarmos nossos conhecimentos, mercados e a nossa liderança na área", finaliza Rocha.

Confira mais informações sobre a Feira Biomassa & Bioenergia através do site: https://www.feirabioenergia.com.br/

Serviço:

AveSui 2013

Realizada em conjunto com:
Feira Biomassa & Bioenergia
XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos
II Painel de Biomassa & Bioenergia e II Painel de Reciclagem Animal


Data: 14 a 16 de maio de 2013

Local: CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis

Av. Gustavo Richard, s/n - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Site: www.avesui.com

Organização: Gessulli Agribusiness

Tel. (11) 2118-3133 / www.gessulli.com.br
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Gessulli

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário