Embrapa apresentará tecnologias para agricultura familiar e empresarial durante o Entec$

Publicado em 21/05/2013 08:02 282 exibições

Entre os dias 21 e 24 de maio será realizado na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT), a edição de 2013 do Encontro Nacional de Tecnologias de Safras (Entec$). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária participará do evento com palestras, capacitações, um Balcão de Negócios de Soja e com uma vitrine tecnológica com opções de tecnologias tanto para os grandes produtores mato-grossenses quanto para a agricultura familiar.

Em metade desta vitrine, que tem 4mil m², foi implantada uma unidade demonstrativa de olericultura e fruticultura, conduzida pelas parceiras Empaer e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Neste espaço são apresentadas tecnologias que estão sendo passadas aos agentes de assistência técnica e extensão rural do estado por meio de capacitações continuadas conduzidas pela Embrapa. Além disso, os visitantes poderão ver no campo cerca de 30 espécies adaptadas para o cultivo no estado.

Na outra metade da vitrine serão apresentadas cultivares desenvolvidas pela Embrapa de culturas anuais que podem ser utilizadas na sucessão à soja, como algodão (BRS 286, 293, 335, 372), feijão comum (BRS Estilo, Notável, Ametista e Valente), feijão-caupi (BRS Itaim, Nova Era, Guariba, Tumucumaque), sorgo (BRS 322, 655, 511), milho (BRS 1060) em consórcio com braquiária ou crotalária, amendoim (BRS Havana e BR 1), gergelim (BRS Seda), girassol (Embrapa 122, BRS 324 e híbrido BRS 323) e capim elefante (BRS Canará e Kurumi).

Uma equipe da Embrapa estará de plantão nesta área demonstrativa durante todo o evento para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas visitantes.
 
Programação técnica
 
Além da área demonstrativa, a Embrapa participará do Entec$ com palestras abertas ao público e com a realização, em parceria com a Aprosoja, de um módulo da capacitação continuada de técnicos atuantes nas cadeias produtivas dos grãos, fibras e integração lavoura-pecuária-floresta.
A capacitação será nos dias 23 e 24. No dia 23, as atividades ocorrerão durante todo o dia no auditório da Fundação Rio Verde. O foco será na apresentação da metodologia de trabalho e na exposição de alguns resultados de pesquisas, como a de manejo integrado de pragas, conduzida pelo pesquisador Rafael Pitta, em uma propriedade de Sorriso. Já no dia 24 a programação será somente durante a manhã contará com uma palestra sobre “Manejo de plantas daninhas tolerantes e resistentes”, apresentada pelo professor da UENP Robson Ozipe e pelo pesquisador da Embrapa Soja Fernando Adegas. A palestra será na tenda principal do evento, aberta à participação de todos os visitantes do Entec$.
 
Balcão de Negócios de Soja
 
A Embrapa ainda estará presente no Entec$ com o estande na tenda central, onde será montado um Balcão de Negócios de Soja. Este será um espaço para técnicos e produtores conhecerem as cultivares da Embrapa desenvolvidas para Mato Grosso e estabelecerem novas parcerias e negócios. O balcão conta com as instituições parceiras Fundação Triângulo/Epamig, Fundação Cerrados/Fundação Bahia e CTPA/Emater-GO. O objetivo da Embrapa é aproximar-se do produtor, principal demandante das tecnologias ofertadas ao campo, além de fortalecer o elo entre sementeiros e produtores de grãos. Nesse espaço, o visitante poderá conhecer mais detalhes sobre as cultivares, obter material de apoio e os contatos comerciais para aquisição de sementes.

Tags:
Fonte:
AI Embrapa Agrossilvipastoril

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário