No G1: Homero Pereira, de MT, morreu neste domingo (20) aos 57 anos.

Publicado em 20/10/2013 16:08
Ex-deputado de MT morre vítima de câncer 25 dias após aposentadoria. Corpo deve ser levado para Cuiabá, onde será velado. (no G1 / MT).

Faleceu na manhã deste domingo (20) o ex-deputado federal Homero Pereira (PSB), de 57 anos. Desde o início deste ano, ele vinha fazendo tratamento contra um câncer no estômago e há 25 dias tinha se aposentado da vida pública. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e morreu por volta das 11h [horário de Mato Grosso].

A assessoria do ex-parlamentar informou que o corpo será translado para Cuiabá, onde será velado. O velório está previsto para começar a partir das 20h30, no auditório da sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), órgão o qual ele presidiu.

No mês passado, Homero anunciou a aposentadoria por recomendação médica, pois precisava se dedicar integralmente ao tratamento contra o câncer. Ele descobriu um carcinoma no início do ano e já em fevereiro se licenciou da atuação no Congresso para tratar do tumor.

Após a retirada do estômago em junho deste ano, as funções do órgão passaram a ser desempenhadas com parte reconstruída do tecido do duodeno (localizado logo abaixo do estômago, ligado ao intestino) e a dieta do parlamentar teve de ser radicalmente transformada.

Durante o tratamento, ele teve de passar por uma cirurgia de retirada integral do estômago, órgão afetado pelo tumor. A doença havia sido descoberta num exame médico de rotina, mas não havia sido a primeira vez que Homero teve de enfrentar a doença. Há cerca de 20 anos antes ele já havia se submetido a um tratamento de câncer na garganta.

Homero era líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a maior bancada do Congesso Nacional. Era produtor rural e técnico agropecuário. Ele ingressou na política após presidir a Famato. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006, quando obteve mais de 100 mil votos. Na eleição seguinte, conquistou um segundo mandato com 112.421 mil votos.

Na Câmara Federal, Homero atuou junto à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) e do Meio Ambiente (CMA), ocupando também o posto de coordenador da bancada federal do estado e líder da FPA.

EM 29 DE SETEMBRO, ELE DIZIA:

'Estou lutando pela vida', 

Deputado federal Homero Pereira (PSD) sofre de variação atípica de câncer.
Aposentado pelo Congresso, agora ele vai se dedicar somente a tratamento.


Homero Pereira (PSD) declarou que entrevista desta quinta (26) marcou fim de sua vida pública. (Foto: Renê Dióz/G1)Homero considerou entrevista desta quinta (26) como marco final da vida pública. (Foto: Renê Dióz/G1)

O deputado federal mato-grossense Homero Pereira (PSD) encerrou nesta quinta-feira (26) sua vida pública após dois mandatos na representação do estado no Congresso Nacional. Após divulgar no dia anterior sua aposentadoria por força do tratamento contra o câncer, o agora ex-parlamentar convocou coletiva de imprensa em Cuiabá para, segundo ele, prestar satisfação à sociedade a respeito de sua decisão e encerrar sua trajetória como político. "Foi uma decisão meramente médica. Não por vontade própria, mas por um problema biológico. Estou lutando pela vida", declarou.

Quatorze quilos mais magro após passar por 15 sessões de quimioterapia, duas cirurgias (sendo uma delas a retirada integral do estômago, órgão afetado pela doença) e já sem o bigode que marcou sua fisionomia ao longo de anos, Homero agradeceu aos eleitores que, desde 2006, levaram-no duas vezes ao mandato de deputado e pediu licença para, agora, depositar todas as energias ao tratamento contra o que classificou como uma variação atípica de câncer.

“Os médicos decidiram que meu tratamento será mais prolongado do que eu esperava. Estou acometido de uma doença atípica a que os protocolos de tratamento não estão dando o resultado esperado. Consciente dessa limitação, eu preciso, mais do que nunca, concentrar as energias que eu tenho no meu tratamento”, explicou Homero, acrescentando que prefere deixar o mandato a gerar expectativas ou prejudicar o estado.


Seguindo a linha do já falecido senador Jonas Pinheiro, Homero lembrou na entrevista desta quinta-feira que sempre se pautou pelo agronegócio durante sua atuação no Congresso. Produtor rural e técnico agropecuário, ele presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a maior existente no Congresso Nacional (com 241 deputados federais e 30 senadores), e avaliou que desempenhou com respeito o papel de líder durante os dois mandatos.

Aposentadoria
O pedido de aposentadoria já foi aceito pela presidência da Câmara dos Deputados e foi também publicado no Diário Oficial da União, de forma que, agora, o suplente Ságuas Moraes (PT), atual secretário estadual de Educação emMato Grosso, deve ser convocado para assumir o mandato em caráter definitivo.

Ele, porém, esclareceu que Ságuas deverá desempenhar um outro papel, levantando provavelmente a bandeira da educação. “O mandato agora é dele”, enfatizou. Suplente, Ságuas informou que foi notificado da aposentadoria de Homero nesta quinta-feira; ele pretende assumir o mandato no próximo dia 8.

Deputado deve retornar a São Paulo para início de tratamento na próxima semana. (Foto: Edson Rodrigues / Secom-MT)Deputado liderou maior frente parlamentar do
Congresso. (Foto: Edson Rodrigues / Secom-MT)

Fim do ciclo
Homero já conversou com o partido sobre sua saída da vida política e agora aguarda os resultados de um exame em laboratórios nosEstados Unidos a fim de averiguar o tipo de tumor que lhe acometeu e tentar descobrir uma alternativa de tratamento.

Na entrevista coletiva desta quinta-feira, que considerou o marco final de sua trajetória na política, mostrou-se sereno e refletiu diversas vezes a respeito da condição humana diante de uma doença tão complexa quanto o câncer.

“Todos nós somos limitados. É bom a gente sempre refletir sobre isso. A gente é um grão no Universo. Muitas vezes, nesse mundo político, a gente se acha meio poderoso demais, a gente faz projetos de longo prazo, a gente acha que é meio super-homem. Eu tive que trabalhar muito a cabeça, como ser humano, para poder entender a nossa pequenez diante do Universo. Então, nesse momento, meu projeto é um projeto de vida. Estou lutando pela vida e a minha prioridade é essa. A luta é enorme, é grande. Eu tenho certeza que vou superar, mas não poderia fazê-lo sem antes dar essa satisfação, não só para meus eleitores, mas para toda a sociedade mato-grossense. Por minha limitação biológica estou me retirando da vida pública para poder continuar vivendo como cidadão no meio de vocês”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 / MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Almir José Rebelo de Oliveira Tupanciretã - RS

    Quando perdemos o Deputado Micheletto, lamentamos tão grande perda do principal setor da economia brasileira.Quando tivemos em Brasília em mais de 25 mil produtores para defendermos a provação de um código florestal que salvasse o País, o Deputado Homero Pereira se revesou no comando das manifestações no microfone a disposição dos produtores. Como gaúchos sabíamos da grande contribuição que o Deputado Homero deu ao Brasil. É um desfalque importante na bancada da agricultura. Agradecemos e reconhecemos tanta dedicação dele ao Brasil. Nossos sentimentos e solidariedade á familia. O Brasil perde um grande homem!

    0
  • JUSTINO CORREIA FILHO Bela Vista do Paraíso - PR

    "TODOS NÓS SOMOS LIMITADOS"

    DESCANSE EM PAZ NOBRE DEPUTADO HOMERO PEREIRA! AOS FAMILIARES E AMIGOS, MEUS SENTIMENTOS.

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Lamento muito a perda do amigo, companheiro de luta nas causas do agronegócio brasileiro. Muitas vitorias foram alcançadas. A doença as vezes é um designio. Nossas condolencias à familia enlutada.

    0
  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR

    "TODOS NÓS SOMOS LIMITADOS" ...É bom refletirmos estas poucas palavras de uma grande liderança, que tinha personalidade e convicção de seus atos diante dos embates em defesa do AGRONEGÓCIO.

    Firme e objetivo como poucos, que aos poucos foi nos deixando,...Deixando TODOS NÓS AINDA MAIS LIMITADOS com a sua ausência..."É BOM A GENTE REFLETIR SOBRE ISSO"...HOMERO PEREIRA nos deixou seu legado, um "GRÃO NO UNIVERSO",um GRÃO que emergiu, cresceu lutou e nos deixou...Seus exemplos de VIDA, somos pequeno diante do universo, "A LUTA É ENORME, É GRANDE" ...Seremos ainda mais GRANDES com o Legado que HOMERO PEREIRA deixou em nosso meio...Um ENORME SENTIMENTO em meio o AGRONEGÓCIO BRASILEIRO.

    0