Mapa estende prazo para pulverização até julho de 2014

Publicado em 05/12/2013 15:28

Para garantir o controle de pragas na cultura de algodão, foi publicada nesta quinta-feira, 5 de dezembro, Instrução Normativa (IN) que libera a pulverização por meio de defensivos agrícolas compostos de Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil até o dia 31 de julho de 2014.

A aplicação aérea para controle de pragas agrícolas foi regulamentada em dezembro de 2012 com o objetivo de prevenir efeitos dos produtos sobre as abelhas. De acordo com as condições, os produtores de algodão só poderiam pulverizar com os pesticidas até a safra 2012/13. No entanto, esse prazo foi estendido para evitar perdas nas lavouras.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa), Rodrigo Figueiredo, essa medida é fundamental para evitar perdas nas lavouras. A decisão foi publicada em ato conjunto da SDA/Mapa e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

“Entendemos, no Mapa e no Ibama, a necessidade de prevenir a morte das abelhas, ao mesmo tempo que consideramos o processo de pulverização com os aviões essencial para o controle de pragas. Respeitando o produtor e o ecossistema, nós consideramos algumas exceções e estendemos o prazo para aplicação na cultura de algodão”, explicou o secretário.

Condições

A aplicação aérea para controle de pragas agrícolas desses produtos deve seguir uma série de condições. Antes da aplicação, os produtores rurais deverão notificar os apicultores localizados em um raio de 6 km com antecedência mínima de 48h.

A cultura do algodão foi incluída na exceção aprovada pelo governo para o uso desses produtos por meio da aviação agrícola. Essas empresas ficam responsáveis por comunicar o Mapa, mensalmente, sobre a aplicação dos produtos. A fiscalização dessa modalidade de uso é intensificada no período de validade da restrição do Ibama.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário