Pragas: Mapa convoca empresas com interesse em análises de risco

Publicado em 24/02/2014 09:13

A Secretaria de Defesa Agropecuária publicou, no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, 21 de fevereiro, a convocação de empresas interessadas em dar continuidade à avaliação dos pleitos de Análise de Risco de Pragas pelo Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Análise de Risco de Pragas (ARP) é um dos dispositivos que o Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa aciona para garantir a segurança do mercado brasileiro nos processos de importação de produtos vegetais. Isto é, trata-se de uma das ações da política internacional para evitar que pragas que não existem no país, adentrem o Brasil. Todos os países adotam esse procedimento para proteger seus mercados.

Dada a extensa demanda de análises que vêm se acumulando desde 2003, o Mapa instaurou um processo administrativo para saber quais dos pedidos protocolados ainda são de interesse das empresas internacionais. ‘’A intenção é organizar estrategicamente o Brasil, de acordo com a demanda do mercado internacional, sabendo quais das empresas que fizeram a solicitação ainda têm interesse na avaliação do Mapa”, comenta o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, Luis Eduardo Rangel.

Além da convocação, haverá um workshop sobre análise de risco organizado pelo Mapa, que visa elaborar novas propostas organizadas junto aos exportadores, às embaixadas e aos colaboradores (empresas que prestam serviços de análise de risco de pragas) para fazer com esse trabalho não seja mais represado ao longo do tempo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário