Chuva já traz prejuízos aos produtores em MT

Publicado em 26/02/2014 08:24
Concentração de colheita, qualidade dos grãos e logística são alguns problemas que pressionam os produtores.

 Desejada e necessária, a chuva também pode trazer prejuízos quando acumulada. É o que alguns produtores mato-grossenses estão sentindo no bolso e no dia a dia. O produtor de Sorriso, Leandro Gazola, estima que do total da área plantada, 20% será perdida. “Dos 7.050 hectares vou colher só 80%, tivemos muita chuva nos últimos dias que dificultaram a colheita”, faz as contas.
  
Apesar de a colheita ainda estar adianta (47,3%) em relação à safra anterior, há grande quantidade de soja para ser retirada em um mesmo período. Esse volume acumulado é resultado de uma concentração de semeadura, por conta de falta de umidade no plantio. “Mais de 45% da área foi semeada em um período de 15 dias, atingindo a maturação em meados de fevereiro a início de março”, explica Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja.
  
Com as muitas chuvas nos últimos dias problemas em cadeia estão atrapalhando os produtores. Primeiro que não é possível retirar a soja da lavoura em ocasião dos terrenos encharcados que dificultam a operação dos maquinários. Consequentemente, o grão pronto para ser colhido perde qualidade em unidade e outros problemas. “O tempo para retirar a soja da lavoura é de em média sete dias após a aplicação do dessecante”, lembra o diretor técnico. Já quando a chuva dá uma trégua, a colheita é intensificada para tentar assegurar a qualidade do grão, ocasionando problemas de logística com muitos caminhões nas estradas e filas nos armazéns.

 

Leia a reportagem completa no site Cenário MT

 

Chuva em MT, soja umida

área de soja alagada em MT

 

Fotos: Cenário MT/ Orlando Albuquerque

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cenário MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário