Na VEJA: Neri Geller está confirmado como novo ministro da Agricultura

Publicado em 13/03/2014 08:49 e atualizado em 13/03/2014 09:28
Neri Geller deve ser anunciado nesta quinta-feira no lugar de Antônio Andrade, que vai tentar a reeleição como deputado

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirmou ter sido convidado nesta quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff para assumir o comando da pasta. O anúncio formal da indicação deve sair nesta quinta-feira e a posse, na sexta. Geller substituirá o ministro Antônio Andrade, deputado licenciado que vai deixar o posto para tentar a reeleição na Câmara dos Deputados.

O convite, segundo Geller, foi feito nesta tarde após reunião com Dilma. Também participaram do encontro o chefe de gabinete da presidente, Giles Azevedo, e Antônio Andrade. A nomeação dá continuidade à reforma ministerial de Dilma iniciada em janeiro e ainda inconclusa devido aos desentendimentos do governo com a base - com destaque para o PMDB -, que busca maior espaço no primeiro escalão.

Ao fim da conversa com a presidente, Geller esteve na Câmara dos Deputados para informar o convite ao presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e ao líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ). O futuro ministro, que ficou como suplente nas eleições de 2010 pelo PP, filiou-se ao PMDB em outubro do ano passado.

Após ser jogado para escanteio na reforma de Dilma, o PMDB entrou em guerra com o governo para conseguir mais um ministério – o sexto do partido. Diante da negativa, os peemedebistas decidiram não indicar nomes para substituir os dois deputados que hoje ocupam ministérios e vão entregar o cargo para entrar na disputa eleitoral – além de Andrade na Agricultura, o parlamentar licenciado Gastão Vieira comanda o Turismo. No caso de Vieira, porém, a presidente ainda não oficializou o sucessor. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) chegou a ser cortejado por Dilma, mas recusou a proposta por avaliar que a cadeira deve permanecer na cota da Câmara.

“Eu fui deputado federal, tenho uma ligação com o Congresso, estive hoje no Senado, onde conversei com lideranças. Mas não é uma indicação da bancada, é uma indicação do ministro Antônio Andrade e fui convidado pela presidente da República”, disse Geller.

De saída, o ministro Antônio Andrade afirmou que a indicação de Dilma “vai de encontro aos interesses do agronegócio” e foi bem aceita pela bancada peemedebista. “Apresentei o nome do Neri e não teve nenhuma objeção de nenhum deputado. É claro que conversamos e vim aqui agradecer o apoio da bancada federal”, disse Andrade.

BRASÍLIA, DF - 12.03.2014: CÂMARA/DF - O deputado licenciado Neri Geller (PMDB-MT) ao lado do ministro da Agricultura, Antônio Andrade, deixam a presidência da Câmara dos Deputados após encontro com o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves. Geller foi convidado hoje pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Agricultura, devido à saída de Andrade para concorrer as eleições. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)


O deputado licenciado Neri Geller (PMDB-MT) deixa a presidência da Câmara dos Deputados após encontro com o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves. Geller foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Agricultura, devido à saída de Andrade para concorrer as eleições (Pedro Ladeira/Folhapress)

Neri Geller toma posse nesta 6ª como ministro da Agricultura 

O agricultor Neri Geller, de Lucas do Rio Verde, será empossado na sexta-feira de manhã, no Palácio do Planalto, como novo ministro da Agricultura. Ele deixa a Secretaria Nacional de Política Agrícola -que ocupava desde o ano passado e era o segundo posto na hierarquia- para suceder o ministro Antonio Andrade (MG) que vai tentar outro mandato de deputado federal. Dilma 'escala' um ministro que é agricultor e mora no maior Estado produtor de soja, carne, algodão e demais culturas.

Leia a íntegra no Só Notícias

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
VEJA + Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Edson Amieiro Floresta - PR

    Parabéns ao agricultor Neri Gueller que será o novo Ministro da Agricultura . Ele conhece as necessidades do setor, e dará uma boa contribuição ao estado de Mato Grosso , bem como aos demais estados brasileiros !!

    0
  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

    Como se sentirá o agricultor Neri Geller quando for convidado pela Presidenta Dilma para inaugurar as obras de ampliação do Porto de Mariel em Cuba.- Certamente seu Estado e sua cidade terão o maior orgulho, não?.-

    0