Em VEJA: Maduro sufoca venezuelanos, mas Brasil silencia e PT aplaude

Publicado em 16/03/2014 10:31
Enquanto os venezuelanos são detidos sem acusações, torturados nas prisões e assassinados por franco-atiradores e milicianos chavistas, o Brasil silencia e o PT aplaude

A trilha sonora da repressão estatal na Praça Altamira, tradicional ponto de encontro da oposição venezuelana, em Caracas, é sempre a mesma. Alto-falantes instalados em cima de tanques blindados da Guarda Nacional Bolivariana (GNB), usados contra motins, difundem uma música com a voz do falecido presidente Hugo Chávez (“Pátria, pátria, pátria querida, você é o meu céu, meu sol, minha pátria, minha vida, meu amor”, canta ele) ou o hino nacional. Não o venezuelano, mas o cubano.

A toada inspira os policiais e as milícias a favor do governo, ao mesmo tempo em que irrita os manifestantes. Outro objetivo é aplacar o som dos tiros disparados contra opositores do presidente Nicolás Maduro. Há mais de um mês, o ritual tem início sempre por volta das 5 da tarde. Jovens formam barricadas e juntam pedras. Quando eles começam a queimar pneus, centenas de motos, tanques e carros da GNB e da polícia acionam jatos d’água, gás lacrimogêneo e dão tiros para dispersar a multidão.

Nas cidades pequenas com prefeitos chavistas, a violência é ainda mais brutal. Quase trinta pessoas já morreram no país, mais de 1 300 foram detidas, incluindo menores. Há quarenta denúncias de tortura e 120 jornalistas agredidos. Ainda que Maduro tenha dito as mais absurdas acusações contra os manifestantes, nenhum deles apareceu em momento algum com uma pistola. Desarmados e sem a proteção de uma imprensa ou de uma Justiça independente, os venezuelanos continuam indo às ruas. Entregam-se a um massacre inevitável. Até quando?  

 REPRESSÃO - Jovens tentam se proteger dos gases em ataque a passeata pacífica em Caracas, na quarta-feira 12

REPRESSÃO - Jovens tentam se proteger dos gases em ataque a passeata pacífica em Caracas, na quarta-feira 12  

Maduro responsabiliza manifestantes por todas as mortes em protestos

Em entrevista coletiva, herdeiro de Chávez ameaça 'castigar' responsáveis, volta a criticar os EUA e revela engodo da proposta para diálogo ao dizer que não aceita condições para conversar com a oposição

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a responsabilizar a oposição pelas 28 mortes ocorridas em meio aos protestos contra seu governo. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, ele afirmou que “todos os casos de pessoas mortas, assassinadas, todos esses casos são de responsabilidade da violência guarimbera", usando o termo chavista para designar as barricadas que se tornaram uma das principais formas de manifestação em várias cidades do país, incluindo a capital Caracas. "Todos os casos, do primeiro até o último. Todos eles são imputáveis ao golpe de estado que está se desenrolando na Venezuela”. 

Demonstrando insegurança na cadeira presidencial, o herdeiro político de Maduro tem avançado na repressão aos manifestantes, que há mais de um mês vão às ruas reclamar dos problemas econômicos, como escassez de produtos básicos e alta inflação, da criminalidade e da falta de liberdade. O presidente já convocou publicamente as milícias para agir contra os estudantes. Homens armados agem com o aval da cúpula chavista e disparam contra os jovens. Muitos também são alvo de tortura depois de detidos. 

Leia também: Fotos mostram opositor Leopoldo López em prisão militar

Tudo isso, é claro, é ignorado pelo presidente ao falar sobre os protestos. “Os autores materiais e intelectuais das mortes, todos, serão castigados”, ameaçou Maduro, segundo o El Nacional, acrescentando que mais de 1.500 pessoas foram detidas e 105 permanecem atrás das grades, algumas delas, disse, "por terem cometido homicídio". Outros 21 detidos são guardas e policiais que “cometeram abuso ou excessos”, admitiu o presidente sem deixar de fazer a seguinte ponderação: “a ordem do Executivo é que o uso da força deve corresponder a nossas obrigações constitucionais de defesa do direito dos cidadãos à paz”. 

Estados Unidos – Usando a velha retórica chavista, Maduro também insistiu em apontar a mira para o inimigo externo do governo venezuelano. “O que aconteceu revelou a real natureza da política do Departamento de Estado americano. É evidente o intervencionismo desesperado dos Estados Unidos. Se eles Tivessem êxito e derrotassem nosso governo, teria início o pior período de instabilidade econômica em 200 anos na América Latina. Desestabilizar e reverter a Revolução Bolivariana teria graves consequências”, salientou o homem que dá continuidade às políticas econômicas que estão levando a Venezuela ao abismo.

Saiba mais: Diplomacia patina e Brasil se apequena diante da crise venezuelana

Ontem, em audiência na Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara, o secretário de Estado americano, John Kerry, disse que os EUA estão comprometidos "em encontrar uma forma para conseguir que o governo Maduro dialogue com seus cidadãos e detenha esta campanha de terror contra seu próprio povo”. Na quarta, em outra audiência com congressistas, ele havia mencionado a possibilidade de impor sanções à Venezuela, ponderando, contudo, que “a economia já está bastante frágil” e que sanções comerciais poderiam prejudicar não só o governo, mas também a população mais pobre. Em resposta, o chanceler venezuelano Elías Jaua baixou o nível e chamou secretário americano de “assassino”. “O denunciamos como assassino do povo venezuelano, senhor Kerry. Não baixaremos o tom a nenhum império enquanto vocês não ordenarem seus lacaios na Venezuela que parem com a violência contra o povo”. 

Falsos diálogos – Por fim, Maduro mostrou o quão vazias são suas propostas de diálogos com a oposição. Nas últimas semanas o governo tem usado a recusa da oposição em se reunir como um atestado de que os adversários do chavismo não são democráticos. “Não aceitaremos condições por nada desse mundo para conversar”, declarou, em referência a uma série de cinco pontos que a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática apresentou como condição para sentar-se à mesa com o governo. Entre eles estão a libertação do dirigente opositorLeopoldo López e investigações independentes sobre a repressão às manifestações. 

Entre outros pontos abordados na entrevista, Maduro disse, evitando usar a palavra "aumento", que o governo ainda tem a intenção de "adaptar" o preço da gasolina subsidiada vendida no país. "Em um momento dado, faremos um sistema para adaptar o preço da gasolina e começar a cobrá-la. Não é aumentá-la, é começar a cobrá-la". No país, um litro do combustível custa o equivalente a 3 centavos de real. 

Maduro durante entrevista coletiva

Maduro durante entrevista coletiva  (AFP)

Para ler a continuação dessa reportagem compre a edição desta semana de VEJA no IBA, no tablet, no iPhone ou nas bancas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
veja.com.br

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    e seu maduro ta pasando de maduro vai apodrecer logo!!!!!!!!!!!!

    0